Segundo a Organização Internacional do Café, a Noruega ocupa a segunda colocação do ranking de consumidores de café no mundo. E no conteúdo de hoje, conheceremos um pouco sobre a cultura de um dos principais consumidores do café.
Abaixo, uma lista com os tópicos que serão abordados no conteúdo, consumo de café na Noruega. Confira:
- Consumo de Café na Noruega: antiga primeira colocada
- Consumo de café na Noruega: torra clara
- Consumo de café na Noruega: o café filtrado é o mais saudável?
- Consumo de café na Noruega: Gastronomia Norueguesa
Consumo de café na Noruega: antiga primeira colocada
Se hoje a Noruega está na segunda colocação do ranking, somente atrás da Finlândia, no passado os noruegueses já foram líderes absolutos.
De acordo com a cafeicultura, há 16 anos atrás, mais precisamente em 2006, a Noruega liderava a lista dos maiores consumidores com um valor per capita de aproximadamente 8,8kg.
Números que atualmente colocariam a Noruega apenas na 4° colocação do ranking, atrás da Islândia com 9kg per capita e no lugar que hoje é da Dinamarca com 8,7kg por dinamarquês.
Estes dados evidenciam o aumento do crescimento no consumo do café, a Finlândia que hoje lidera a lista tem a marca de 12kg de café por ano, um aumento de aproximadamente 4kg.
Consumo de café na Noruega: torra clara
A Noruega, é destaque mundial por conseguir realizar o processo da torra clara, onde é possível realizar a obtenção de uma bebida com um teor de maior acidez e notas que revelam características únicas de cada colheita.
Nesse tipo de torra, as características únicas do grão continuam sendo preservadas, como por exemplo:
- Acidez – intensa (cítrica brilhante)
- Amargor – consideravelmente baixo
- Aromas – tom médio
- Sabores – diversificado e exótico
- Corpo – leve
- Cor – marrom médio, sem presença de óleos na superfície do grão
Consumo de café na Noruega: o café filtrado é o mais saudável?
Existem muitos debates sobre qual o melhor jeito de se tomar café, como por exemplo: “forte ou fraco”, “com ou sem açúcar” e assim por diante, mas e qual o jeito mais saudável.
Bom, de acordo com o especialista norueguês, Aage Tverdal, o café não-filtrado concentra maior quantidade de fitoquímicos que aumentam o colesterol do que o café filtrado. Já é sabido que o aumento do colesterol está associado ao risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e entupimento das veias.
Aage é pesquisador sênior do Departamento de Saúde Pública da Noruega e principal autor do estudo.
Em entrevista, Tverdal revelou que “Seja qual for o tipo de café que você beba, aproveite. Se for conveniente, beba café filtrado, especialmente se você tiver colesterol alto”, relatou o pesquisador nascido e criado na Noruega.
Consumo de café na Noruega: Gastronomia Norueguesa
O consumo de café na Noruega é extremamente popular após as refeições. Bom e quais seriam os principais pratos da Noruega. De acordo com o brazilgreece, a culinária norueguesa aproveita muito os ingredientes nativos do país.
Entre os principais alimentos consumidos no país, está o salmão defumado que para muitos é conhecido no Brasil pela leveza e pelo bom sabor. E claro, após um bom salmão, para o norueguês é quase indispensável um bom café.
- Salmão Defumado
- Brunost
- Fårikål
- Smalahove
- Lutefisk
Salmão defumado
Segundo com o brazilgreece, o salmão norueguês, sem dúvidas, é merecidamente reconhecido pela qualidade. Logo, é a base de vários pratos famosos da Noruega, especialmente, o salmão defumado.
Brunost
O Brunost é o queijo de cabra. Proporciona uma mistura entre o doce e o amargo.
O queijo é produzido com o soro do leite aquecido, por isso, fica bastante macio.
Fårikål
Os ingredientes do Fårikål são: carne de cordeiro, cebola, batatas e repolho. O modo de preparo é semelhante ao de um caldo tradicional brasileiro. Preparado a fogo lento e misturando devagar.
Smalahove
Dividindo opiniões, temos o Smalahove. O prato serve a cabeça do cordeiro defumada. Geralmente consumida nas vésperas do Natal, o nome leva combinação das palavras norueguesas hove (cabeça) e smale (ovelha).
Lutefisk
Soda cáustica? Isso mesmo. O Lutefisk é um prato preparado com peixe branco seco acompanhado da soda cáustica. Em diversas ocasiões, o peixe utilizado como base da receita é o bacalhau.