Destaques da Semana

Entenda o que é o Mercado B2B e como funciona

Mercado B2B

A pandemia de 2020 influenciou muito a preferência dos consumidores pelas compras on-line. Essa preferência veio juntamente com o fechamento de muitas empresas, tendo um impacto significativo na popularidade do mercado B2B.

Os mercados B2B oferecem muitos benefícios, incluindo análises, opções de pagamento flexíveis e operações comerciais sem interrupção.

Com avanços tecnológicos, como as tecnologias de nuvem, as plataformas B2B têm ajudado muitos proprietários de empresas a oferecer grandes experiências aos clientes.

Neste artigo, vamos explorar como você pode alavancar os mercados B2B para o sucesso dos negócios em 2023.

Visão geral do mercado global B2B

O comércio eletrônico B2B envolve a venda de bens e serviços entre uma empresa e outra empresa pela Internet.

É diferente do B2C, que acontece entre as empresas e os consumidores finais. O B2B é realizado entre dois negócios ou empresas, tais como um atacadista e um varejista ou um fabricante e um atacadista.

Aqui estão alguns fatos e estatísticas relevantes do mercado B2B para ter em mente:

Tamanho do mercado

O tamanho do mercado de comércio eletrônico B2B era de US $8.523 bilhões em 2021 e está projetado para atingir US $18.771 bilhões em 2027.

O mercado global B2B estava previsto para registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,36% entre 2022 e 2027. Além disso, o mercado mundial de comércio eletrônico B2B está estimado em US $2,7 trilhões e deve ser avaliado em US $20,9 trilhões até 2027.

Segmento de mercado

O B2B tem diferentes segmentos, incluindo casa e cozinha, aparelhos eletrônicos, saúde, vestuário, vestuário esportivo, automotivo, livros e papelaria, beleza e cuidados pessoais, e assim por diante.

O segmento de casa e cozinha representa a maior fatia do mercado de comércio eletrônico B2B, com um valor de US $1.511,13 bilhão em 2021.

Principais empresas

Os principais players no mercado global B2B incluem Alibaba.com, Amazon, eBay, China Asean Trade, DIYTrade, IndiaMART, InterMesh, entre outros. Estes mercados B2B oferecem um ponto de venda único para todas as necessidades.

Muitos outros mercados B2B estão surgindo agora, com pesquisas prevendo que até 2023, 15% das marcas B2B de médio porte terão lançado seus mercados online.

Perspectivas regionais

A Ásia representa cerca de 80% do mercado global B2B. Em 2021, a Ásia-Pacífico foi responsável pela maior participação no mercado de comércio eletrônico B2B, capturando mais de 60% da participação total na receita.

Em termos de volume bruto, tamanho do mercado e participação de mercado, a Ásia ocupa o primeiro lugar no mundo.

Enquanto isso, os mercados B2B são muito populares na América do Norte devido à presença de plataformas gigantes como a Amazon e o eBay. A América do Norte ocupa o segundo lugar no mundo, depois da Ásia-Pacífico.

Outras regiões com grande popularidade no mercado B2B são a Europa, América Latina, Oriente Médio e África (MEA).

Os principais países nessas regiões incluem os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, China, França, Japão, Brasil, México e outros países da América Latina.

Principais motores

De acordo com um relatório da McKinsey & Company, 65% das empresas B2B fariam transações on-line em 2022.

Um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado B2B é a maior aceitação das plataformas on-line pelos proprietários de empresas que desejam construir uma presença on-line.

Outros fatores incluem a proliferação de meios de negócios digitais, a facilidade de fazer negócios e atender pedidos, e o aumento dos mercados B2B de terceiros.

 

Texto original: How to use B2B marketplace to achieve success in 2023

Imagem principal: Pla2na/ Adobe Stock