Historicamente, as mulheres têm sido representadas de forma desproporcional no mundo profissional. O mundo dos negócios foi amplamente visto como uma arena dominada pelos homens no passado, mas desde a virada do século, as mulheres lutaram por mais e mais lugares à mesa e muitas tornaram-se uma líder de sucesso.
De fato, estudos recentes indicam que existem até 10 milhões de PMEs com pelo menos uma proprietária do sexo feminino. No Reino Unido, por exemplo, 40% das microempresas são de propriedade de mulheres. Este é um salto de 32% em apenas dois anos. Mesmo com esse crescimento, apenas 1 em cada 3 negócios no mundo é propriedade de mulheres.
Embora as mulheres estejam começando a assumir papéis mais poderosos no mundo dos negócios, é importante reconhecer que algumas culturas tornam mais difícil para as mulheres prosperarem na liderança. Algumas nações têm regras sobre quem pode ou não possuir propriedade, reconhecemos que isso coloca muitas mulheres em desvantagem.
Por que as mulheres começam um negócio?
Existem muitas razões pelas quais as mulheres devem iniciar negócios. Algumas estão focadas no que podem ganhar e outras estão focadas em abrir um caminho para aquelas que virão.
Vamos dar uma olhada em algumas motivações que as mulheres têm ao iniciar um negócio:
1. Paixão
Para algumas mulheres, a paixão é a maior força motriz. Isso pode ser uma paixão por uma indústria, um produto específico ou alguma outra missão que elas prezam.
Essa paixão pode surgir de uma experiência específica ou pode estar ligada a um desejo abrangente de fazer seu nome no mundo dos negócios.
2. Dinheiro
Para outras, existe o desejo de ter melhor controle sobre sua renda. Como empresária, você pode remover os limites impostos por seu salário nas funções tradicionais de funcionário. Como diz o ditado, “o dinheiro fala”.
O dinheiro não é tudo, mas pode ser um recurso poderoso para encontrar liberdade e poder. Criar essa riqueza dá às mulheres mais poder em suas comunidades, o que é muito importante. Isso dá a essas mulheres uma voz para fazer uma mudança.
3. Oportunidade
Alguns empreendedores têm um senso aguçado de saber quando aproveitar uma oportunidade quando ela aparece. Pense nos últimos anos, quando um item se torna viral na internet e, imediatamente, todo mundo quer um. São coisas como fidget spinners, brinquedos pop fidget, liquidificadores de beleza e outros gadgets.
Se a demanda surgir e alguém tiver uma solução para satisfazê-la, abrir um negócio é fácil.
4. Legado
Algumas mulheres são movidas pela ideia de criar um legado e se tornarem uma líder de sucesso. Nessa situação, muitas vezes a mulher deseja criar algo que seja maior do que ela mesma. Ela pode querer criar algo que sobreviva a ela.
Quer desejem criar riqueza geracional ou tornar o caminho mais fácil para futuras empresárias, seu objetivo vai além de si mesmas. Às vezes, o objetivo é a notoriedade e, outras vezes, o objetivo é simplesmente criar algo para a família, amigos ou para a comunidade em geral.
Texto original: 10 small business ideas for women in 2023
Imagem principal: Rawpixel.com/ Adobe Stock