Exportação

Conheça o consumo de café na Suíça

Consumo de café na Suíça

A Organização Internacional do Café, conhecida como OIC, divulgou uma lista com os maiores consumidores de café. E no presente artigo, conheceremos um pouco sobre a cultura de um dos principais consumidores do produto; veja o consumo de café na Suíça:

Logo abaixo, confira uma lista com os tópicos que serão abordados no conteúdo, sobre o consumo de café na Suíça. Confira:

  • Consumo de Café na Suíça: o sétimo maior consumidor
  • Consumo de Café na Suíça: as cápsulas de café moído fresco
  • Consumo de Café na Suíça: uma grande exportadora
  • Consumo de Café na Suíça: as principais cafeterias
  • Consumo de Café na Suíça: as tradicionais refeições

O sétimo maior consumidor

O consumo de café na Suíça se estabeleceu na sétima colocação do ranking dos maiores consumidores do produto. A OIC divulgou uma lista com os principais consumidores de café e os suíços ficam atrás apenas das seguintes nações:

  • Finlândia
  • Noruega
  • Islândia
  • Dinamarca
  • Holanda
  • Suécia

Os suíços consomem aproximadamente 7.9 kg per capita anualmente. O portal Cafetier Suisse listou um ranking do número de xícaras consumidas por cidadãos em suas respectivas nações e os suíços consumiram nada mais nada menos do 1.110 xícaras de café por ano.

Em outros momentos, o Euromonitor Internacional listou uma ordem de xícaras de café consumidas diariamente, e de acordo com o portal, os suíços bebem cerca de 3 xícaras de café por dia.

O consumo de café na Suíça e as cápsulas de café

As cápsulas de café se tornaram uma tendência mundial, altamente consumida em alguns países e nem tanto em outras. De acordo com o NeoFeed, o Brasil tem apenas 13% do café consumido representado em cápsulas.

Por outro lado, o consumo de café na Suíça é bem representado pelas populares cápsulas. O Euromonitor Internacional garante que boa parte do café na Suíça é consumido através do uso das cápsulas. Segundo o portal, isso se deve ao fato de as cápsulas serem mais práticas para a correria do dia a dia.

No entanto, não são cápsulas quaisquer. O Euromonitor Internacional afirma que os suíços possuem uma certa preferência pelo café moído fresco em cápsulas.

Uma grande exportadora mundial

Além de uma nação que se destaca pelo elevado consumo do grão, os suíços estão se fortalecendo cada vez mais entre os maiores exportadores da bebida.

O site especializado no consumo, exportação e importação de café, Cafeicultura, afirma que a Suíça exporta mais café torrado do que queijo e chocolate, por exemplo. Vale ressaltar que os dois alimentos são típicos da cultura Suíça.

Café Verde e o Brasil

Os suíços exportam café inclusive para o Brasil, o maior exportador e produtor do produto. Ainda de acordo com o Cafeicultura, Suíça e Brasil possuem uma boa relação comercial, afinal os brasileiros são os principais exportadores do café verde.

A Suíça vai se estabelecendo como uma das grandes fornecedoras de café mundial, utilizando a matéria prima de países como Brasil, Colômbia e Vietnã. Os suíços importam, agregam valor e exportam valendo cada vez mais.

As principais cafeterias

Diariamente os suíços costumam consumir café realizando suas tarefas diárias, mas também existe a famosa pausa para o cafezinho. O blog Calor nos Alpes, destaca algumas boas cafeterias para se retirar um café na correria do cotidiano, ou, para se aconchegar e curtir um bom café.

Babu’s Bakery & Coffeehouse

O Calor nos Alpes destaca que o estabelecimento chama atenção por ter o estilo casa de vovó. Aconchegante e relaxante, possui um ambiente rústico e despretensioso. Enquanto o cardápio oferece opções para um coffee break e também para brunchs e almoços. É uma das principais cafeterias de Zurique.

The Gallery Zurich

Como o próprio nome sugere, é uma galeria. O portal Calor no Alpes conta que dentro do estabelecimento existem diversas lojas e marcas como: Guess, Marc ‘O Polo, Trussardi, e assim por diante.

Além do ótimo café, eles são conhecidos por servirem também ótimos chás, sucos e smoothies. Possuem em seu cardápio um menu enxuto com algumas comidas para passar o tempo.

Michbar Cafe Zurich

Localizado de maneira “escondida” entre a principal rua da cidade e o centro histórico de Zurich, a cafeteria é um clássico local. O Calor nos Alpes revela que os moradores locais costumam passar pelo local para degustar de um bom café e se esconder da correria do dia a dia.

De acordo com o portal, o lugar funciona como um café, um restaurante simples e um bar de bebidas mais light no fim do dia.

Beckeria

O Calor nos Alpes conta que a Beckeria é um café moderno, com um bom ambiente, música suave e comida de extrema qualidade.

O portal conta também que, o local é popular por receber grupos de amigos, colegas de trabalho e se destaca por ser um bom lugar para estes encontros.

Os pratos típicos

Vários pratos suíços combinam com uma bela xícara de café e alguns aceitam perfeitamente um bom café após a refeição. O queijo, um dos grandes marcos da culinária suíça, é mencionado em diversas receitas.

Confira abaixo uma lista com algumas receitas típicas do povo suíço.

  1. Zopf: há muitos estilos e tipos de pães na Suíça: doces, salgados, entre outros. Um pão que chama a atenção é o Zopf. Com formatos que lembram uma trança, o pão tem um sabor leve e amanteigado;
  2. Birchermüesli: é o típico café da manhã suíço. Um acompanhamento feito com aveia, cereais, frutos secos, suco de limão e leite condensado.
  3. Raclette: olha o queijo aí: o raclette é uma preparação culinária de queijo assemelhada ao fondue. Pode ser “despejado” em carnes, frutas, massas e assim por diante.
  4. Rösti: uma receita que tem como parente sua versão brasileira. O rösti consiste em um tipo de bolinho de batata com casca,algumas versões cozidas e outras não. Costumam, tradicionalmente, serem fritas em manteiga ou gordura.
  5. Gipfeli: o tradicional croissant! Com massa folhada e com diversas opções de recheios, o portal Quero Viajar Mais, conta que o prato costuma ser barato e acessível.

Imagem principal: Freepik