A OIC, Organização Internacional do Café, divulgou um ranking com os grandes consumidores do café. E no conteúdo de hoje, conheceremos um pouco sobre a cultura de um dos principais consumidores do café, a Suécia.
Logo abaixo, veja uma lista com os tópicos que serão abordados no artigo, sobre o consumo de café na Suécia. Confira:
- Consumo de café na Suécia: A sexta maior consumidora de café
- Consumo de café na Suécia: O break coffe é o Fika
- Consumo de café na Suécia: Principais cafeterias
- Consumo de café na Suécia: Pratos típicos que combinam com um cafezinho
A sexta maior consumidora de café
Em lista divulgada pela International Coffee Organization, a Suécia aparece na sexta colocação e mais um país nórdico no top 10 maiores consumidores de café no mundo.
O consumo de café na Suécia assumiu a sexta colocação, após os suecos consumirem cerca de 8,1 kg per capita anualmente. Os outros países nórdicos que aparecem no ranking são: Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca.
A organização que estabelece a lista e os números destes países é a OIC. A empresa possui sede em Londres, Inglaterra. O órgão é responsável pela gestão de consumo e produção de café, reunindo os maiores produtores e consumidores.
O clima frio dos países nórdicos é um dos grandes responsáveis pelo alto consumo da bebida.
O coffee break é o fika
É comum no cotidiano a pausa para um cafezinho. Em alguns lugares do mundo, este hábito é conhecido como coffee break.
Esta pausa para o café, na Suécia, é conhecida como fika. O fika é considerado quase como um ritual, ao menos é o que garante o blog Mundo da Mari. O portal ainda registra que os suecos consomem, às vezes, apenas o cafezinho, mas também possuem o hábito de comer alguns quitutes enquanto bebem sua bebida quente.
O portal Diário de uma Expatriada, escrito por Evandra Carreira, revela que o fika nas empresas é considerado um momento de troca de ideias e descontração, o que pode aumentar a moral da empresa com o funcionário.
O consumo de café na Suécia pode ser visto tanto em ocasiões sociais, quanto profissionais. O café sueco é tradicionalmente mais forte, enquanto o café descafeinado não é muito aceito por parte dos suecos. Os tipos de café encontrados em cafeterias locais são:
- Café Expresso
- Café Cappuccino
- Café Latte
E claro, o bom e tradicional café preto é encontrado em todas as cafeterias locais.
Consumo de café na Suécia: principais cafeterias
Em muitos lugares do mundo é comum a realização de reuniões e eventos dentro de restaurantes, cantinas e cafeterias.
Na Suécia não seria diferente. Diversas empresas organizam algumas atividades e eventos em cafeterias da região. Veja abaixo algumas das principais cafeterias do país.
Sundbergs Konditori
O portal The Summer Hunter, afirma que para muitos os primeiros grãos de café foram apreciados nesta cafeteria, em meados do século XVIII. Na época, a sociedade sueca era gerida pelo rei Gustav III.
Segundo o blog, o café é o carro chefe da cafeteira, mesmo com estonteantes tortas e bolos. A bebida é servida tradicionalmente em um grande bule de cobre.
O site de notícias, afirma também que o local é um ótimo ponto para se degustar de um bom café e observar o vai e vem dos turistas.
Vete-Katten
Fundado em 1928, o local foi inaugurado por Ester Nordhammar. Segundo o The Summer Hunter, naquele período, as mulheres estavam conquistando o direito de voto na Suécia e a ação de abrir o estabelecimento ficou marcado como um dos grandes atos da independência das mulheres no país.
O blog conta que, em 1961, a cafeteria era conhecida por realizar a contratação exclusivamente de mulheres. O nome vem da expressão “Ja, det vete katten” que era a resposta clássica de Ester, quando era questionada sobre o nome que teria o estabelecimento. Em tradução livre, a expressão significa: “não tenho a menor ideia”.
Cosy Café
O The Summer Hunter conta que o café está localizado na principal avenida do comércio de Estocolmo, capital da Suécia. O local possui mesinhas ao ar livre e é considerado uma mistura de café com mini restaurante.
De acordo com o site, o Cosy Café abraçou o conceito de hälsotallrikar, que é conhecido como “prato-saúde” e é uma junção de ingredientes saudáveis no menu do local. Alimentos como Quinoa, salada e trigo vermelho fazem parte do conceito.
Consumo de café na Suécia: pratos típicos que combinam com um cafezinho
O consumo de café na Suécia pode ser visto em boa parte das refeições. Alguns pratos típicos dos nórdicos combinam perfeitamente com um bom café. Abaixo uma lista com alimentos tradicionais do povo sueco. Confira:
- Kanelbullar: para alguns é um pãozinho e para outros um bolinho. De certo mesmo é que gera uma combinação perfeita com um bom café. Costuma levar em sua receita canela ou cardamomo. O prato é tão amado que no dia 04 de Outubro é realizado uma homenagem ao alimento.
- Prinsesstårta: uma tradicional torta sueca. Muitas vezes servida ao lado do café, a “torta da princesa” leva em seu interior um recheio composto por geleia de framboesa, leite fresco batido e creme de baunilha. Normalmente, é coberta por marzipã na cor verde.
- Knäckebröd: o pão crocante é tradicional da Península Escandinava. Fino e crocante, é um ótimo aliado para servir um bom café. Pode ser recheado ou até mesmo sem recheio. Brinde Skagen: um tipo de pão extremamente apreciado na Suécia. É comum encontrá-lo nos menus de restaurantes e muitas vezes é servido como uma entrada. Segundo o Your Trip Agent, apesar do prato levar o nome de um porto de pesca dinamarquês, ele é muito consumido em celebrações do povo sueco.
- Saffransbullar: pão de açafrão! O prato é normalmente servido no Natal, começando no final do halloween até o ano novo. Na época de “Lucia”, início de dezembro, é o momento em que os pães são assados.