Exportação

O consumo de café em Luxemburgo: localização, cafeterias e principais receitas

Consumo de café em Luxemburgo

De acordo com ranking publicado pela Organização Internacional do Café, a pequena nação de Luxemburgo localizada no centro da Europa é responsável por um dos maiores consumos de café do mundo. E no conteúdo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre o consumo de café em Luxemburgo.

Veja abaixo, um guia/índice com os tópicos que serão abordados no artigo, sobre o consumo de café em Luxemburgo. Confira:

  • Consumo de café em Luxemburgo: 9° maior consumidor
  • Consumo de café em Luxemburgo: Um pouco da história
  • Consumo de café em Luxemburgo: Localização Favorável
  • Consumo de café em Luxemburgo: Principais cafeterias
  • Consumo de café em Luxemburgo: Receitas tradicionais

O 9° maior consumidor

A nação de Luxemburgo apesar de seu pequeno tamanho geográfico, se estabeleceu como um dos países que mais consomem café no mundo. De acordo com a Organização Internacional do Café, os habitantes de Luxemburgo consomem aproximadamente cerca de 6,5 kg per capita anualmente.

O café tornou- se um hábito da população, tanto que, as cafeterias locais são encontradas em grande escala nas redondezas do país.

Luxemburgo, fica atrás de países como: Finlândia(1°), Noruega(2°), Islândia(3°), Dinamarca(4°), Holanda(5°), Suécia(6°), Suíça(7°) e Bélgica(8°). O país, dentro do TOP-10 fica na frente do Canadá(único país não europeu na lista), que hoje ocupa a décima colocação.

Um pouco da história

A história de Luxemburgo, um dos grandes amantes do café, começa no ano de 963. Seu surgimento começou na construção do castelo de Lucilinburhuc, a mando de na época o então Conde Sigefroi.

Em 1867, mediante o tratado de Londres, Luxemburgo se tornou um território independente. Segundo o Brasil Escola, “O primeiro havia sido assinado em 1839, fazendo Luxemburgo retomar o status de grão-ducado adquirido algumas décadas antes.”

Localização favorável

Alguns pontos tornaram o consumo de café em Luxemburgo um dos membros do seleto grupo das dez nações que mais consomem café no mundo. Entre estes pontos, pode-se destacar a localização.

Apesar de ser uma pequena nação em tamanho geográfico, Luxemburgo se encontra entre algumas nações bem ativas na questão da importação e exportação, não somente do café, mas de diversas mercadorias.

De clima ameno e terrenos de atitude média, o país conta com uma população de aproximadamente 630 mil habitantes e faz divisa com países como França, Alemanha e Bélgica. Os belgas, por exemplo, são mais uma nação dentro do TOP-10 dos maiores consumidores do café mundial.

Principais cafeterias

Luxemburgo oferece algumas opções de entretenimento, entre eles, uma grande quantidade de cafeterias e locais para se degustar de um bom café.

Confira abaixo, uma lista com as principais cafeterias de Luxemburgo.

  • Downtown Café: além de servir um belo café, o Downtown Café possui uma característica única de servir sanduíches de bagel perfeitamente preparados, bacon e frango. O ambiente acolhedor deste local faz com que os visitantes se sintam relaxados e se sintam em casa.
  • Boom Specialty Coffe Shop: com um ambiente leve e descontraído, o estabelecimento tem como carro chefe um cappuccino com desenhos feitos na espuma do café.
  • Café de Paris: Em termos de sabores, o Le Café de Paris oferece uma refinada cozinha de bistrô baseada em produtos orgânicos e sazonais. Quanto aos vinhos, o copo ou a garrafa, será seduzido pelo Mosela luxemburguesa e pelas principais regiões francesas.
  • Restaurante l’Adresse: com especialidades em queijo e carnes, é um pequeno, mas acolhedor restaurante de Luxemburgo que costuma receber turistas no dia a dia.

Receitas tradicionais em Luxemburgo

A cultura de Luxemburgo proporciona riquíssimos requintes culinários em suas redondezas. Entre as grandes receitas que o país proporciona estão pratos como os populares bolinhos de batata.

Confira abaixo algumas boas opções para degustar em Luxemburgo:

  1. Bolinhos de batata: os tradicionais bolinhos de batata costumam ser servidos em feiras realizadas no Brasil para apresentar a culinária do país. Levam em sua receita: batatas, farinha, ovos, cebola e outras especiarias.
  2. Gromper Keeschelche: um crepe salgado. Populares no país, são normalmente servidos com tomates, cebolinha e outras especiarias.
  3. Quetschentaart: segundo o portal 4traveladvicelovers o quetshentaart é um bolo típico feito com ameixas e é considerado uma das grandes sobremesas locais, que também funciona ao lado de uma xícara de café.
  4. Lëtzebuerger grillwurscht: uma das principais comidas de Luxemburgo, a lëtzebuerger grillwurscht é a popular salsicha. Um alimento extremamente comum em Luxemburgo e é facilmente encontrado em todos os cantos.
  5. F’rell Am Rèisleck: o 4traveladvicelovers, afirma que o F’rell Am Rèisleck é um dos pratos mais populares, e é uma truta frita e depois cozinhada em riesling, finalmente servida acompanhada por um creme de leite-creme.

 

Foto principal: ecstk22/Adobe Stock