Alibaba Destaques da Semana Exportação

Um guia para métodos de pagamento no comércio internacional

Quer você esteja importando mercadorias do exterior ou vendendo para compradores internacionais, o pagamento é uma questão importante que deve ser resolvida com antecedência. Entretanto, devido à natureza frequentemente complicada do comércio internacional, o pagamento nestas circunstâncias não é muitas vezes simples.

Há vários processos complexos envolvidos e muitas opções a serem consideradas para como esses pagamentos podem ser feitos – geralmente chamados de condições ou métodos de pagamento. Acrescente o fato de que as condições de pagamento que você escolhe podem ser um fator para determinar o quão atraente é sua oferta, e as coisas ficam ainda mais imprevisíveis.

Quais são os tipos de métodos de pagamento que você deve saber, e como eles se comparam entre si? Este guia mergulha profundamente nas condições de pagamento no comércio internacional, incluindo seu significado, como elas funcionam e como decidir o que é melhor para você.

Termos de pagamento no comércio internacional

Quando se trata de comércio internacional, o processo de compra e venda pode ser prolongado, e muitas vezes complicado. Portanto, é compreensível você se sentir aliviado após concluir uma venda com a outra parte acordando um preço. Mas acordar um preço é apenas uma parte do processo de pagamento. Você ainda precisa concordar sobre como o pagamento será feito, e quando. É aqui que entram os termos de pagamento.

Os termos de pagamento são as condições que as partes no comércio internacional concordam para completar a transação. Eles são frequentemente referidos como os métodos de pagamento que os exportadores e importadores podem utilizar para finalizar seu negócio comercial. Os termos de pagamento tratam de muitas questões importantes relacionadas ao acordo comercial. Estes incluem se o pagamento será feito antes da entrega, quem mantém a propriedade da mercadoria antes da entrega, e como o pagamento será feito.

Obviamente, o pagamento é uma parte importante na obtenção de uma transação comercial lucrativa, quer você esteja exportando ou importando mercadorias. Mas as condições de pagamento que são utilizadas podem desempenhar um papel ainda mais importante para atrair bons negócios em primeiro lugar, especialmente para os vendedores. Os compradores idealmente querem atrasar o pagamento o máximo possível, de preferência até receberem ou mesmo venderem as mercadorias. Os vendedores também querem receber o pagamento o mais cedo possível, de preferência antes de enviar a mercadoria ou imediatamente após seu recebimento. Tudo isso faz com que encontrar as condições de pagamento corretas seja um ato de equilíbrio que ambas as partes querem obter de forma correta.

Dito isto, vamos avançar junto aos tipos de condições de pagamento no comércio internacional e como elas funcionam.

5 tipos de métodos e condições de pagamento

Há cinco grandes métodos de pagamento que você verá com frequência as partes adotarem no comércio internacional. Estes são Dinheiro Adiantado, Carta de crédito, Cobranças Documentárias, Conta Aberta e Consignment. Discutiremos cada um deles abaixo.

  1. Cash in advance

Também chamado de “pagamento adiantado” ou “dinheiro com ordem”, Cash in advance significa exatamente como soa. É um método de pagamento mais simples onde o importador (geralmente o comprador) paga a mercadoria antecipadamente e antes do embarque. O pagamento pode ser feito por qualquer meio acordado entre o exportador e o importador. As opções mais populares incluem transferência bancária, cheque internacional e pagamento por cartão de débito.

Este prazo de pagamento favorece claramente o exportador, pois significa que ele recebe o pagamento enquanto ainda está de posse da mercadoria. Um procedimento típico para as partes que utilizam este método é concordar que uma porcentagem fixa do preço será paga antes do início da produção. Após a produção, todo ou a maior parte do preço pendente será pago antes do embarque. Eles podem então concordar que qualquer quantia restante será paga no recebimento da mercadoria pelo importador.

O pagamento em dinheiro antecipadamente representa um grande risco para o importador. Porque isto os coloca em uma posição onde o exportador ainda tem a propriedade e posse da mercadoria e já recebeu o pagamento pela mercadoria. Também cria uma situação desfavorável de fluxo de caixa para o importador porque ele tem que pagar todo o preço em dinheiro – uma posição que a maioria dos compradores tenta evitar.

Obviamente, esta opção de pagamento só estará disponível em raras situações. Isto pode incluir onde o tamanho do pedido é muito pequeno, ou situações em que o exportador está em uma posição de negociação muito forte (tais como onde as mercadorias são escassas). Também pode ser uma opção para exportadores que não estão convencidos do caráter do importador, ou onde o importador confia completamente no vendedor.

Como resultado, os exportadores muito raramente oferecerão este prazo de pagamento porque ele representa um risco muito grande para o comprador. Se você quiser atrair mais vendas ou um maior calibre de compradores, você precisará ser mais flexível com seus prazos de pagamento, exceto quando as circunstâncias especiais mencionadas acima existirem.

  1. Carta de crédito (L/C)

A carta de crédito é uma das condições de pagamento mais conhecidas no comércio internacional. É também um dos métodos de pagamento mais seguros disponíveis. Este método de pagamento é bastante popular no Oriente Médio e na China. Ela envolve um processo de pagamento que é conduzido por um banco em nome do importador. A carta de crédito é um documento que funciona como garantia pelo banco dizendo que pagará ao exportador pela mercadoria uma vez que certos termos e condições sejam cumpridos. Estes termos e condições são tipicamente incluídos na própria carta de crédito, e em sua maioria têm a ver com a inspeção dos documentos que acompanham a mercadoria, e não a mercadoria em si.

Antes que um importador possa obter uma carta de crédito, ele deve ser capaz de satisfazer seu banco de crédito. Quando o banco concluir o pagamento em nome do importador, ele se voltará para o importador para obter o reembolso. Isto é normalmente baseado em termos acordados entre o importador e o banco.

As cartas de crédito são aplicáveis principalmente em situações em que o exportador e o importador têm uma relação comercial nova e não testada. Elas também podem ser uma boa opção quando o exportador não está satisfeito com a idoneidade creditícia do importador ou não está em condições de confirmar isto. De qualquer forma, uma carta de crédito oferece menos riscos para o exportador, uma vez que eles têm uma garantia sólida de pagamento.

Este prazo de pagamento tem, porém, suas desvantagens. Para um, é geralmente considerado muito caro, pois os bancos envolvidos normalmente cobrarão taxas significativas. As taxas variam dependendo da classificação de crédito do importador e da complexidade da transação. Além disso, o banco geralmente não inspeciona as mercadorias enviadas pelo exportador. Isto significa que pode não haver provisão para estabelecer a qualidade das mercadorias no processo.

  1. Cobranças Documentárias (D/C)

A Cobrança Documentária é um prazo de pagamento muito equilibrado que proporciona uma exposição quase igual ao risco para exportador e importador. Este método é completado exclusivamente entre os bancos que agem em nome de ambas as partes. O processo começa quando o exportador embarca a mercadoria e envia os documentos necessários para reclamar a mercadoria ao importador. Estes documentos geralmente incluem o Conhecimento de Embarque ou Bill of Lading.

O importador também apresenta o pagamento ao seu banco com a instrução de que o pagamento deve ser feito após a confirmação dos documentos. Assim que os documentos forem confirmados, os documentos serão liberados para o importador, permitindo que ele reclame os documentos. Desta forma, as cobranças documentárias funcionam quase como caução (que permite depositar o pagamento junto a um terceiro até a conclusão do contrato).

Há dois métodos principais dentro deste prazo de pagamento. Eles são documents against payment (DAP) e documents against acceptance (DA).

  • Documents against payment (DAP): Aqui, o acordo é que o banco liberará o pagamento ao exportador ao receber os documentos. Nenhum atraso no pagamento é esperado aqui, e uma vez que os documentos são mostrados (e encontrados regularmente), o pagamento deve ser completado.
  • Documents against acceptance (DA): Aqui, o acordo é que os documentos serão entregues ao banco do importador assim que houver um compromisso firme de pagamento em uma data fixa. Isto significa que o pagamento não é recebido imediatamente, mas em uma data acordada entre as partes.

Como este método de pagamento é relativamente equilibrado, ele não expõe nenhuma das partes a riscos excessivos. O vendedor só libera a propriedade e a posse da mercadoria quando o pagamento ou um compromisso firme de pagamento é recebido. O comprador só paga quando vê os documentos da mercadoria, ou mesmo depois de receber a entrega física. Este método também envolve menos custo total do que uma carta de crédito, e pode ser estabelecido em menos tempo.

Entretanto, assim como a carta de crédito, o foco de ambos os bancos está nos documentos, e não necessariamente nas mercadorias em si. Isto significa que pode ser mais difícil descobrir um problema com a qualidade da mercadoria antes que o pagamento seja feito. O método de pagamento também oferece muito pouco recurso para o exportador no caso de o importador não pagar pela mercadoria. Além disso, as Cobranças Documentárias apresentam um método de pagamento equilibrado tanto para o exportador quanto para o importador.

  1. Conta aberta (O/A)

Este prazo de pagamento envolve um acordo comercial em que o exportador concorda em entregar a mercadoria ao importador sem receber o pagamento até uma data posterior. O pagamento geralmente vence após um período acordado, normalmente 30, 60, ou 90 dias após a entrega. Portanto, o importador essencialmente recebe a mercadoria a crédito, com pagamento a seguir em uma data posterior.

Claramente, esta forma de pagamento favorece o importador, uma vez que ele desfruta da posição de receber a mercadoria sem fazer o pagamento. Pode ter o efeito de reduzir suas despesas operacionais, já que eles podem simplesmente encomendar a mercadoria e tentar vender completamente antes de ter que pagar ao exportador. Também reduz sua necessidade de capital de giro, pois não precisam se preocupar em liberar fundos para completar o pagamento antes de receberem a mercadoria.

Devido a estas vantagens, os importadores estão sempre interessados em encontrar exportadores que ofereçam condições de pagamento em conta aberta. Em um mercado de compradores (um mercado onde há mais mercadorias e menos demanda), você pode ver os termos de conta aberta como o modo de pagamento dominante. Exportadores que também querem demonstrar confiança em um cliente valioso ou que querem atrair uma conta valiosa podem estar mais dispostos a oferecer estas condições.

Entretanto, é preciso ter em mente que a conta aberta também é muito arriscada para os exportadores. Os riscos de não pagamento, atraso no pagamento, falência e outros eventos inesperados são muito altos nesta transação. Além disso, os exportadores têm essencialmente que produzir as mercadorias e enviá-las sem receber o pagamento. Isto pode deixá-los com menos capital de giro do que eles gostariam. Em geral, este prazo de pagamento tem o potencial de colocar os exportadores em uma posição muito delicada.

Por estas razões, é muito comum ver os exportadores tentarem proteger sua posição explorando opções de financiamento comercial. Estes são essencialmente mecanismos que ajudam o exportador a se proteger contra perdas, pendentes quando recebem o pagamento integral do importador. Opções populares que os exportadores podem explorar incluem o seguro de crédito à exportação e o factoring.

Você só deve explorar esta opção em situações em que você tenha uma relação comercial de baixo risco com o importador. Outra possibilidade é onde há uma demanda muito baixa ou onde você está procurando conquistar clientes importantes.

  1. Consignment

O último método de pagamento principal que você deve conhecer é a Consignação. Aqui, o exportador produz, envia e entrega a mercadoria ao comprador, mas só cobra o pagamento após a mercadoria ter sido vendida. Você pode ver frequentemente este termo de pagamento sendo usado por exportadores que têm distribuidores ou agentes de terceiros em países estrangeiros. Talvez seja mais raro encontrar esta situação nas relações normais de vendedor-comprador.

A raridade deste termo de pagamento é baseada em uma razão simples – o incrível risco que ele representa para os exportadores. O exportador suporta todos os custos de produção, expedição e entrega da mercadoria ao importador. Além disso, enquanto as mercadorias estão na posse do importador, elas normalmente continuam a ser propriedade do exportador. Isto significa que quando há um evento como incêndio, roubo, tempestade ou outros danos, é o exportador que suporta a perda.

O exportador também assume o risco de não pagamento ou atraso no pagamento por parte do importador. Isto se soma ao risco de que a mercadoria não possa sequer ser vendida tão bem quanto as partes esperavam. Como resultado, os exportadores estão compreensivelmente relutantes em oferecer ou aceitar estas condições dos compradores.

O prazo de pagamento é mais aplicável quando há uma relação existente entre o exportador e o importador. O importador precisa ser respeitável e confiável, e a mercadoria deve ter sido enviada para um país que seja política e comercialmente seguro. Além disso, este prazo de pagamento simplesmente não pode ser realizado sem a implementação de medidas de seguro adequadas e sem o aproveitamento de opções de financiamento comercial, quando disponíveis.

Quando o exportador é capaz de se proteger bem, a consignação também pode trazer vantagens para ele. Pode ser uma boa oportunidade para os exportadores entrarem em novos mercados, reduzir os custos de manutenção de estoque (permitindo assim preços mais baixos), ou simplesmente disponibilizar as mercadorias muito mais rapidamente (levando a vantagens competitivas).

Outros termos financeiros que você deve saber sobre

Além das principais condições de pagamento, há alguns outros termos que evoluíram ao longo dos anos. Aqui estão alguns termos que você deve conhecer:

  • Bank payment obligation(BPO): Este é um dos novos termos de pagamento que estão sendo oferecidos nos tempos modernos. O processo envolve dois bancos – um banco obrigatório que age em nome do importador e um banco recebedor que age em nome do exportador. O banco devedor assina um compromisso irrevogável de pagar o preço da mercadoria ao banco recebedor em uma data acordada. O pagamento é feito quando há uma correspondência bem sucedida de dados eletrônicos relacionados com o acordo comercial.
  • Confirmed letter of credit: Esta é essencialmente uma carta de crédito, mas com uma diferença importante. Aqui, a carta de crédito emitida pelo banco do importador é confirmada por outro banco da escolha do exportador. A confirmação é mais do que apenas verificar se o banco do importador é solvente e capaz de pagar. O banco do exportador também concorda em pagar ao exportador se o banco do importador não pagar.

Como se comparam as condições de pagamento?

Agora, vamos ver como as condições de pagamento se comparam umas com as outras em termos do risco envolvido, e os prós e contras de cada condição de pagamento. Aqui está uma tabela que mostra o nível de risco de cada prazo para o exportador e o importador.

Os prós e contras de cada prazo de pagamento afetam diferentemente o exportador e o importador. Eis como estes prós e contras se acumulam.

Cash in advance
Para o exportador/vendedor

✅Prós: Permite ao exportador recolher a maior parte ou todo o pagamento antes do embarque; Proporciona fluxo de caixa favorável.

❌Cons: Nenhuma desvantagem real

Para Importador/Comprador

✅Prós: Aumenta a confiança com o vendedor, especialmente onde as mercadorias são realmente escassas.

❌Cons: Representa o maior risco devido à possibilidade de não entrega ou entrega de mercadorias de baixa qualidade; situação de fluxo de caixa potencialmente desfavorável, especialmente se a compra foi financiada.

Carta de crédito (L/C)
Para o exportador/vendedor

✅Prós: Aplicável em muitos países; Garantia de pagamento garantida por um banco

❌Cons: Potencialmente sem recurso em caso de não pagamento pelo banco

Para Importador/Comprador

✅Prós: Nenhum pagamento até a entrega e inspeção dos documentos.

❌Cons: Não inclui a inspeção da mercadoria por qualidade; a instalação é bastante cara. O processo também é difícil de ser estabelecido.

Cobranças Documentárias
Para o exportador/vendedor

✅Prós: Só solta os bens mediante pagamento ou recebimento de compromisso firme de pagamento; relativamente pouca exposição ao risco, já que a propriedade e a posse não são transferidas até o pagamento.

❌Cons: Termos de DA podem significar que o pagamento não vem, mesmo após a entrega; Existe o risco de que o comprador deixe de pagar em uma data fixa para termos de DA; Potencialmente não há recurso se o comprador deixar de pagar, uma vez que a transação não é garantida por um banco.

Para Importador/Comprador

✅Prós: Só paga pelas mercadorias mediante inspeção de documentos por regularidade; potencialmente permite a entrega e posse de mercadorias antes do pagamento, especialmente para termos de DA.

❌Cons: Não inclui inspeção para qualidade da mercadoria entregue.

Conta Aberta
Para o exportador/vendedor

✅Prós: Termo muito lucrativo para atrair importadores no mercado de compradores.

❌Cons: Risco de não pagamento ou pagamento atrasado que potencialmente esticará o capital de giro do exportador; deve fatorar o custo extra de garantir o seguro, ou utilizar opções de financiamento comercial.

Para Importador/Comprador

✅Prós: Permite a posse e venda potencial de mercadorias antes do pagamento; Pode permitir flexibilidade no capital de giro, já que não há necessidade imediata de pagar pelas mercadorias; Pode vender mercadorias e recuperar lucros antes de pagar pelas mercadorias, dependendo do período de crédito; Potencialmente reduz as despesas operacionais.

❌Cons: Nenhuma desvantagem real

Consignment
Para o exportador/vendedor

✅Prós: Potencialmente ajuda a fornecer bens mais rapidamente, levando a ganhos de concorrência; Permite acesso pronto a novos mercados; Elimina o custo de manter estoques, potencialmente permitindo espaço para oferecer um preço mais competitivo.

❌Cons: Suporta todos os custos de produção, envio e entrega ao importador; Pode não recuperar custos se as mercadorias não venderem como esperado; Continua a manter a propriedade das mercadorias, mesmo após a entrega, e suportará os custos de perda, roubo ou danos.

Para o Importador/Comprador

✅Prós: Elimina o custo de aquisição de bens, minimizando assim os custos operacionais; Não suporta o risco dos bens, uma vez que a propriedade não passa.

❌Cons: Se a mercadoria não for vendida, terá assumido uma perda nos custos de estoque.

Como escolher entre as condições de pagamento?

O delicado ato de equilíbrio necessário ao decidir sobre as condições de pagamento significa que é pouco provável que seja uma tarefa fácil. Ao tomar sua decisão sobre as condições a serem oferecidas, as seguintes dicas serão úteis:

  • Considere suas necessidades financeiras e seus pontos fortes.
  • Pense em sua posição de negociação. Se você estiver em uma posição mais forte, poderá exigir termos mais favoráveis.
  • A outra parte vem de um país com risco comercial ou político significativo? Você pode querer um prazo mais seguro aqui.
  • Em certos setores, termos específicos são geralmente utilizados. Por exemplo, na indústria alimentícia e têxtil, é comum ver coleções documentais sendo usadas, enquanto cartas de crédito são comuns no petróleo e no gás.
  • As condições prevalecentes no mercado podem ser importantes. Se for um mercado de vendedores, você pode ser capaz de estabelecer os termos mais favoráveis para você como exportador.

Em geral, é importante ter em mente que você não precisa escolher apenas um destes termos para toda a sua transação. Uma mistura de termos pode ser aplicada em diferentes etapas, como antes da produção, antes do embarque e no momento da entrega. Considere como uma combinação destes termos pode proporcionar uma transação mais equilibrada para você.

Conclusão

Decidir sobre as condições de pagamento é uma parte importante do comércio internacional. Embora o processo de estabelecer estes termos possa ser difícil, o trade-off positivo é que você é capaz de minimizar os riscos do comércio – o que é sempre uma coisa boa.

 

Original: A Guide to Payment Methods in International Trade for Exports & Imports – Alibaba Blog