Exportação

Um guia completo para remessa LCL

Remessa LCL

A indústria naval possui contêineres padrão para transporte: os dois tipos principais são o contêiner de 20 pés e o contêiner de 40 pés. Ao despachar suas mercadorias, você pode usar qualquer um dos dois contêineres para sua remessa, mas o que acontece quando sua carga não preenche todo o contêiner de 20 ou 40 pés? É aqui que entra a LCL.

O que LCL significa em remessa? Em termos simples, descreve cargas que não são grandes o suficiente para encher um contêiner de 20 ou 40 pés. Com esse tipo de frete, você pode embarcar cargas que ocupam menos que um contêiner cheio. O envio LCL é mais barato porque a empresa de frete combinará seu pedido com mercadorias de outros remetentes.

Em outras palavras, o transporte LCL é um método de envio que envolve o compartilhamento de um contêiner com mercadorias de outros expedidores. LCL é um método mais econômico para enviar um pequeno volume de mercadorias, pois você pode combinar sua entrega com pedidos de outros destinatários.

O que LCL significa em remessa?

Os registros mostram que tem havido uma alta demanda por remessas LCL desde 2020 devido ao COVID-19 e à ascensão da indústria do comércio eletrônico. LCL no transporte marítimo é a forma abreviada de Less than Container Load. Este termo, conforme mencionado anteriormente, é um método de transporte de carga onde a carga não requer toda a capacidade de um contêiner padrão. O transporte LCL também é chamado de transporte consolidado porque envolve a adição de mercadorias de outros embarcadores para que o contêiner atinja sua capacidade total.

Como funciona o envio LCL?

Quando suas mercadorias encherem um contêiner de 20 pés ou 40 pés, você será o único destinatário do contêiner. No entanto, quando suas mercadorias não cabem em todo o contêiner, outros remetentes poderão usar o espaço restante para suas mercadorias. É exatamente assim que funciona o envio LCL. O frete transporta um contêiner de diferentes destinatários em uma única remessa, e então as mercadorias são compartilhadas quando chegam ao porto de destino.

Se suas mercadorias não conseguem encher um contêiner, o transporte LCL é a melhor opção para você. Como diferentes expedidores partilham um contentor, também partilham o custo, o que torna o transporte LCL mais barato na maioria dos casos.

Quando usar LCL?

LCL é um método de envio popular entre muitos compradores devido aos seus muitos benefícios. Além disso, com os contêineres custando 5 a 6 vezes mais do que em 2020, você precisará encontrar uma maneira econômica de enviar suas mercadorias. Se você estiver enviando mercadorias que não preenchem um contêiner, considere usar o transporte LCL para economizar dinheiro. Algumas das outras coisas que você deve considerar antes de usar o método de envio LCL são:

  1. Volume: É melhor considerar um método de envio LCL se o volume de suas mercadorias estiver entre 1 e 18 metros cúbicos. Este volume de mercadorias não encherá um contentor inteiro, você pode calcular o volume de suas mercadorias multiplicando o comprimento pela largura e altura.
  2. Categoria de produto: Alguns produtos, como gelo seco e latas de aerossol, não são adequados para frete aéreo. Por esse motivo, o frete marítimo, principalmente o LCL, é a melhor alternativa para mercadorias que não podem ser transportadas por via aérea devido a restrições.
  3. Peso: Além do volume da sua mercadoria, você também deve considerar o peso total da sua remessa. O transporte LCL é melhor para mercadorias com peso bruto superior a 150 kg a 200 kg.
  4. Rota: Outra coisa a considerar antes de escolher um contrato de transporte LCL é a rota. Se a carga não usar sua rota devido a várias remessas, é melhor considerar uma rota alternativa.

Custos de envio LCL

As taxas de envio LCL dependem de fatores como o volume de suas mercadorias, o destino da remessa, a época do ano e a empresa de transporte . A principal coisa que determina os custos de envio de sua remessa LCL é o volume, que é a quantidade de espaço cúbico que suas mercadorias ocuparão. Portanto, quanto mais volume o seu pedido ocupar, mais dinheiro você pagará. As taxas de envio LCL também dependem de fatores como carregamento, desconsolidação, época do ano e entrega, mas estes têm menos influência do que o volume.

O que inclui uma cotação de preço LCL?

Uma cotação de preço LCL geralmente inclui os custos de envio de suas mercadorias desde a origem até o destino e outras taxas de manuseio de envio. Alguns custos adicionais frequentemente incluídos nas cotações de preços LCL incluem títulos alfandegários, impostos, carregamento, entrega e etiquetagem. Uma cotação de preço LCL também consiste nos custos de carga e descarga de suas mercadorias no contêiner. É melhor entrar em contato com despachantes ou empresas de logística de renome para obter cotações antes de enviar suas mercadorias.

Como o frete LCL é calculado?

Uma das principais coisas a considerar ao calcular o frete LCL é o volume de suas mercadorias. Para calcular uma cotação de frete LCL, você precisa do volume (comprimento, largura e altura) da sua carga (medido em metros cúbicos) e do tamanho do contêiner. O contêiner padrão geralmente tem 20 pés ou 6,1 metros.

Depois de fazer a medição, você pode usar esta fórmula para calcular o volume de carga: Comprimento x Largura x Altura = Metros Cúbicos.

O preço do frete dependerá do número de CBMs na sua remessa LCL.

Você também pode usar uma calculadora de remessa LCL online para ter uma ideia de quanto custará enviar seu volume de mercadorias via LCL. Algumas empresas de compras têm uma calculadora de remessa LCL para ajudá-lo a fazer isso. Caso contrário, você deve enviar uma mensagem à empresa para solicitar um orçamento.

Benefícios e desvantagens do transporte LCL

Antes de prosseguir com o envio LCL, é melhor pesar as vantagens e desvantagens para ajudá-lo a decidir se é certo para você. Vejamos alguns dos prós e contras do método de envio:

Benefícios de usar o transporte LCL

  • Eficiência de custos do transporte LCL
    Uma das principais vantagens do transporte LCL é o custo. Vários remetentes compartilharão o custo total de um contêiner, o que diminui as taxas de envio. O envio LCL é econômico e mais barato que o envio FCL, o que o torna uma ótima opção, especialmente se você estiver enviando cargas menores. Você pagará apenas pelo volume de mercadorias que está enviando e não pela taxa fixa como acontece com o FCL.
  • Flexibilidade no envio LCL
    Outro benefício do transporte LCL é que ele oferece aos remetentes mais flexibilidade quando se trata de agendamento e roteamento. Além disso, este método de envio é adequado para tudo e todos, seja um pequeno pacote ou um baú de mercadorias.
  • Maior controle
    Na maioria das vezes, os expedidores FCL têm de esperar até que as suas mercadorias preencham um contentor completo antes de iniciarem o envio. Com a LCL, você pode começar a enviar assim que tiver suas mercadorias prontas. Isso lhe dá maior controle sobre o envio de suas mercadorias quando quiser, em vez de esperar que um contêiner fique cheio.
  • Menos gerenciamento de estoque
    Como o volume de mercadorias no transporte LCL é menor do que nos contêineres FCL, há menos gerenciamento de estoque no armazém. Além disso, enviar menos mercadorias significa gastar menos em espaço de armazenamento de estoque.
  • Mais fácil de encontrar
    Durante os períodos de pico de remessa, é mais fácil encontrar remessas LCL do que FCL.

Desvantagens e limitações do transporte LCL

  • Tempo extra de manuseio
    O transporte LCL é mais lento do que o transporte FCl devido aos atrasos causados pelo facto de diferentes pessoas utilizarem os contentores. As mercadorias enviadas com LCL também exigem mais manuseio durante a carga e descarga em comparação com a solução FCL. Além disso, você não pode decidir com que outro tipo de pessoa ou carga compartilhará um contêiner.
  • Riscos de danos e perdas
    O envio LCL envolve mais manuseio durante o processo de envio, aumentando assim o risco de mercadorias danificadas ou perdidas. Há também um alto risco de contaminação, derramamento e problemas logísticos. Se você estiver enviando mercadorias muito frágeis ou perigosas, é melhor usar o método FCL.
  • Atrasos
    Como você está compartilhando sua remessa com outros destinatários, poderá sofrer atrasos alfandegários, o que poderá afetar os prazos de envio. Além disso, as remessas LCL precisam ser carregadas e descarregadas com frequência, o que pode acrescentar mais dias à viagem.
  • Remessa FCL vs LCL: principais diferenças
    O frete marítimo é uma parte crítica da cadeia de abastecimento em todo o mundo. Cerca de 80% das mercadorias no mundo são transportadas por via marítima. FCL e LCL são ambos métodos de envio internacional de mercadorias através dos oceanos.

O transporte LCL, conforme explicado anteriormente, é o transporte de carga onde suas mercadorias não enchem o contêiner, portanto são consolidadas com as mercadorias de outros embarcadores. Em outras palavras, LCL descreve um contêiner preenchido por vários pedidos.

FCL ou Full-Container-Load envolve apenas o envio de suas mercadorias. No caso do FCL, você envia um contêiner inteiro com suas mercadorias. Você é o único responsável pelo uso do contêiner e não o compartilhará com outros remetentes.

Algumas das diferenças entre remessas FCL e LCL incluem:

  • Volume de mercadorias: FCL significa que você tem uso exclusivo de um contêiner, portanto as mercadorias de outros remetentes não serão adicionadas ao seu. O envio LCL, por outro lado, significa que você está enviando suas mercadorias com outros remetentes, uma vez que sua remessa ocupa menos espaço do que o contêiner.
  • Tamanho da remessa: o envio FCL é melhor para remessas grandes, enquanto o envio LCL é mais adequado para mercadorias menores que não ocupam todo o contêiner. Se a sua remessa contiver um ou mais pacotes, pode ser mais barato enviá-la por meio de uma remessa LCL.
  • Custo: No caso do LCL, você paga pelo espaço que sua remessa ocupará, enquanto o FCL significa que você pagará pelo contêiner inteiro.

Estratégias para remessas LCL bem-sucedidas

LCL é uma excelente opção para empresas que desejam economizar dinheiro em remessas ou enviar pequenas cargas para todo o mundo. Algumas dicas para garantir que seus produtos cheguem com segurança e dentro do prazo são:

Otimizando embalagem

É fundamental investir em ótimas embalagens para sua remessa LCL para garantir a segurança de sua mercadoria. Dependendo do tipo de mercadoria que você está enviando, você pode precisar de materiais de embalagem, como caixas resistentes, engradados e plásticos-bolha para mantê-los protegidos. Depois de obter o material de embalagem correto, você precisará proteger e selar sua remessa usando uma ótima fita de embalagem.

Rotule corretamente

Outra coisa essencial a considerar ao enviar pelo método LCL é a etiquetagem. Certifique-se de usar a rotulagem correta com detalhes visíveis para evitar misturá-la com mercadorias de outro destinatário. Alguns dos detalhes que você deve adicionar às suas caixas incluem:

  • Nome do expedidor
  • Nome do destinatário
  • Conteúdo da sua remessa
  • País de destino
  • Número de referência da reserva
  • Detalhes de contato do destinatário da carga

Escolhendo os parceiros certos

Outra coisa a considerar ao enviar uma remessa LCL é a empresa de transporte. Certifique-se de pesquisar diferentes despachantes e parceiros logísticos para encontrar aquele que oferecerá os serviços que você precisa.

Integração tecnológica

Você deve trabalhar com uma empresa com integração tecnológica que lhe permita rastrear sua remessa e monitorar seu progresso à medida que chega ao destino. Isto tornará mais fácil identificar e resolver qualquer problema que possa surgir durante o envio.

Texto original: A Complete Guide to LCL Shipping
Imagem principal: Interstid/ Adobe Stock