Segundo a Organização Internacional do Café, os canadenses ocupam a décima colocação do ranking de consumidores de café no mundo. E no conteúdo de hoje, conheceremos um pouco sobre a cultura de um dos principais consumidores do café.
Abaixo, uma lista com os tópicos que serão abordados no artigo, sobre o consumo de café no Canadá. Confira:
- Consumo de Café no Canadá: O 7° maior importador
- Consumo de café no Canadá: Popular em todas as idades
- Consumo de café no Canadá: O café verde em solo canadense
- Consumo de café no Canadá: Tim Hortons: a maior cafeteria de origem canadense
- Consumo de café no Canadá: Aliado da gastronomia no Canadá
O sétimo maior importador do café brasileiro
O alto consumo de café no Canadá não apenas deixa o país na décima colocação dos maiores consumidores do mundo, mas também garante uma boa posição no ranking dos grandes importadores do grão brasileiro.
Em um todo, o tipo de café mais importado pelos canadenses é o Café Verde, representando aproximadamente 48% das importações. E completando os 100% da importação do grão estão:
- Café torrado: 41%
- Extrato de café: 7%;
- Café verde / torrado descafeinado: 4%
De acordo com portais de pesquisa e órgãos oficiais como o Câmara de Comércio Brasil-Canadá, existe a expectativa de que os números cresçam cerca de 3% nos próximos anos.
O consumo de café no Canadá é popular em todas as idades
O portal Câmara de Comércio Brasil-Canadá, mais conhecido como CCBC, levantou a informação de que 72% dos canadenses entre os 18 e 79 anos consomem mais café do que água. Ainda dentro desta faixa etária, o café é a bebida favorita dos canadenses.
De acordo com a Associação do Café do Canadá, o consumo de café no Canadá pode chegar a 6,5 kg de café per capita anualmente. Números estes que colocam os canadenses na décima colocação dos maiores consumidores, sendo assim o único ná europeu na lista.
O clima frio e os longos invernos são conhecidos como um fator de atração popular, fazendo com que os moradores tenham este fascínio por um cafezinho.
Muitos destes dias frios começam com um bom café servido no Tim Hortons. Mas afinal, o que é Tim Hortons?
Tim Hortons: a maior cafeteria de origem canadense
Ajudando a expandir o consumo de café no Canadá, a maior rede de fast food canadense se chama Tim Hortons, chamada carinhosamente pela população local por “Tim” ou “Timmy´s”.
São mais de 4000 mil lojas espalhadas pelo país, e para muitos, o melhor café do Canadá. A franquia foi criada pelo ex-jogador canadense de hóquei, Miles Gilbert Tim Horton. Em maio de 1964, o ex-atleta do Toronto Maple Leafs abriu a sua primeira unidade em Hamilton, Ontário, localizada aproximadamente há uma hora de Toronto.
Com vendas que ultrapassam grandes franquias como McDonald´s e Starbucks, a Tim Hortons foi responsável por adicionar um novo termo ao dicionário.
De acordo com o blog Férias de cinema, a expressão “double double”, que está fortemente ligada ao Timmy’s e se refere ao duplo creme e duplo açúcar foi adicionada ao Dicionário Canadense de Oxford.
Atualmente, a marca pertence ao Burger King. A compra foi realizada no valor de 11,4 bilhões de dólares – montante que será pago em dinheiro e ações.
O café verde em solo canadense
Um dos produtos brasileiros mais importados para o Canadá é o café verde. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Comércio Brasil/Canadá, intitulada Quick Trade Facts, revelou que o café verde se mantém como um dos produtos brasileiros mais exportados para o Canadá ao longo dos anos.
Além do sabor, o café verde possui alguns benefícios para a saúde que podem ser indicativos da alta taxa de importação. Segundo o veículo de notícias sobre a indústria farmacêutica no Brasil, Pharma Hoje, entre estes benefícios estão: a queima de gordura e a desintoxicação do organismo.
E ainda há uma certa preferência pelo grão orgânico: dentro dos 48% do café verde importado do Brasil, 14% são orgânicos.
Aliado da gastronomia no Canadá
De acordo com diversos influencers e portais, como Gaby pelo mundo, é extremamente popular que os canadenses realizem as atividades do dia-a-dia acompanhadas de um copo de café.
Não apenas em tarefas do cotidiano, mas é comum que em refeições o café seja servido após o prato, ou até mesmo junto. Abaixo, confira uma lista com as comidas típicas do Canadá.
- Poutine: segundo o Capital Vistos, o poutine é o prato mais tradicional do Canadá. Ele foi criado em Quebec, mas é amplamente consumido e vendido em todo o país. Originalmente é feito de batata frita com coalhada de queijo cheddar, ou somente queijo derretido cobertos com um molho de carne, conhecido como gravy.
- Beaver tails: em tradução livre, beaver tail significa “rabo do castor” devido à semelhança do com o formato de cauda do roedor; com sua base feita e uma massa de farinha de trigo integral, frita em óleo quente, que lembra massa de pastel doce com canela. A cobertura é a gosto do cliente, pode ser Nutella com banana, Oreo, maçã com canela, chocolate, pasta de amendoim, chocolate com amêndoas, etc.
- Maple Syrup: é a famosa calda dos desenhos animados. Utilizada para cobrir panquecas, waffles e outras receitas.
- Macaroni and Cheese: mais conhecido como mac and cheese, a receita é originalmente americana e consiste em macarrão caracol, queijo, leite, um pouco de farinha e manteiga.
- Montreal Smoked Meat: Levando o nome de Montreal, o sanduíche é composto por tiras do peito da carne temperados com especiarias. O pão tradicionalmente servido é o de centeio com mostarda.
- Coffee Crisp: naturalmente, os canadenses teriam a própria barra no sabor café. A barrinha é da marca Nestlé que é muito parecida com o Bis do Brasil, mas é vendida em tamanho maior e, ao invés de creme de chocolate, a barra tem café.
Por mais receitas típicas do Canadá, acesse o portal do Capital Vistos.