Exportação

Por que mudar para o comércio internacional? Saiba 5 razões

comércio internacional

Há muitas razões pelas quais os fornecedores B2B devem considerar a venda para o comércio internacional. Em geral, as oportunidades de crescimento são aparentemente infinitas.

Vejamos 5 razões específicas pelas quais um fornecedor pode passar do comércio doméstico para o comércio internacional.

1. Aproveitar o aumento global do comércio eletrônico

Como mencionamos, a indústria global do comércio eletrônico está em plena expansão. Espera-se que ela aumente para 6,17 trilhões de dólares até 2024.

Embora a pandemia COVID-19 tenha criado muitos problemas, provocou uma evolução no panorama global do comércio eletrônico e levou a este boom.

As paralisações deixaram as pessoas presas em casa, o que perpetuou o crescimento do comércio eletrônico em geral.

O aspecto global desse comércio tornou-se mais significativo quando os estrangulamentos na cadeia de abastecimento deixaram as empresas à procura dos produtos e materiais de que necessitavam em outros locais.

O crescimento da indústria e as mudanças subsequentes estão criando mais oportunidades para fornecedores em todo o mundo. Se alguma vez se considerou explorar o comércio internacional, agora é a hora de o fazer.

2. Explorar novos mercados

Uma maior acessibilidade é um grande apelo do comércio eletrônico. Não só permite aos compradores aceder a produtos de outros países com o clique de um botão, como também permite aos vendedores alcançar novos mercados com quase a mesma facilidade.

Claro que a exportação vem com uma variedade de regras e restrições, mas ao vender produtos em linha, as empresas são capazes de se ligar a compradores tanto próximos como distantes, sem sair de seus países de origem.

A exploração de novos mercados pode abrir portas a novas ligações comerciais, parcerias, e muito mais.

3. Atingir novos compradores

Ao explorar novos mercados, a sua marca será também exposta a novos compradores. Só isso é um grande benefício para as empresas.

Uma vez que o negócio é, em muitos aspectos, um jogo de números, ter um maior número de potenciais clientes pode ser muito benéfico para as empresas.

Para colocar isto em perspectiva, se uma empresa saltar de 100 possíveis compradores para 200 possíveis compradores, pode duplicar a sua clientela, mantendo simplesmente a mesma taxa de conversão.

Evidentemente, os números neste exemplo são arbitrários, e o número de novos possíveis compradores dependerá da dimensão do mercado em que entraram.

4. Estabelecer uma vantagem competitiva

Servir os mercados internacionais pode dar às marcas uma vantagem sobre os seus concorrentes que servem apenas um mercado local ou doméstico.

Ao servir mercados internacionais, um fornecedor pode tornar-se valioso para os seus clientes que estão operando uma variedade de países.

Se o seu atacado apoia o comércio internacional, pode servir retalhistas com operações em múltiplos países.

Digamos, por exemplo, que um atacado vende a uma cadeia retalhista popular que vende equipamento esportivo.

Se a cadeia retalhista estiver localizada em múltiplos países, seria valioso se os seus fornecedores pudessem apoiar as suas operações em diferentes países.

5. Criar mais segurança

Se aprendemos alguma coisa desde o início da pandemia, é que a mudança é a única constante. Desde os bloqueios relacionados com a pandemia a estrangulamentos na cadeia de abastecimento, os últimos anos lançaram as empresas para um ciclo.

Quando abre o seu negócio a novos mercados, você cria novos fluxos de receitas para o seu negócio. Isto proporciona mais segurança porque se surgirem problemas em um mercado, pode confiar nos negócios que têm com os compradores em um mercado separado.