A Índia é um ótimo lugar para iniciar um negócio de exportação por vários motivos. A principal razão pela qual muitas pequenas e médias empresas na Índia podem utilizar com sucesso o modelo de importação-exportação é o fato de terem acesso a mão de obra e materiais baratos.
Além disso, a Índia possui uma grande variedade de recursos naturais, o que facilita a obtenção de matérias-primas para a produção, sendo realmente uma mina de ouro para empresas que desejam começar a exportar.
Os 7 principais produtos para exportar da Índia
Graças aos baixos custos de produção e ao acesso a uma infinidade de recursos naturais, existem muitas oportunidades de exportação na Índia, incluindo joias, EPI, produtos farmacêuticos e muito mais. Veja alguns dos principais produtos para exportação:
1. Roupas
Você sabia que a Índia tem uma das maiores indústrias têxteis e de vestuário do mundo? Isto ocorre principalmente porque a Índia tem pontos fortes em toda a cadeia de valor, desde fibras, fios, tecidos até vestuário, e tem custos de produção competitivos. Além disso, uma das culturas comerciais da Índia é o algodão, que é uma importante matéria-prima para a fabricação de muitas roupas. Atualmente contribui com 12% das receitas de exportação do país.
A procura global de vestuário continua crescendo, uma vez que as pessoas passam mais tempo em casa do que no trabalho ou em público. Roupas esportivas e pijamas são atualmente muito populares porque as pessoas querem se sentir confortáveis enquanto trabalham em casa. Sapatos confortáveis também são obrigatórios.
2. Joias
As joias são um produto popular na Índia, pois existem muitos minerais e pedras preciosas que são usados para fazer esse tipo de produto. Ouro e cobre são alguns dos materiais mais comuns encontrados no país.
A Índia produz grandes quantidades de diamantes porque a terra é muito rica em carvão. Embora os diamantes não sejam pedras raras, eles geralmente têm um preço alto.
A Índia exporta principalmente joias para os Estados Unidos, China, Japão e países da Europa. Em novembro de 2020, quase 25% das exportações de joias e pedras preciosas da Índia foram para os Estados Unidos.
3. Combustíveis minerais
A Índia é rica em uma variedade de combustíveis minerais, incluindo vários combustíveis fósseis valiosos em todo o mundo. O petróleo bruto e o gás natural são dois dos recursos indianos mais valiosos. A extração de petróleo custa milhões de dólares para começar, mas se você tiver recursos para começar a investir, é um campo muito lucrativo.
Como mencionamos, outro dos recursos naturais mais abundantes da Índia é o carvão. Além disso, a terra contém dezenas de outros combustíveis minerais, incluindo minério de ferro, minério de manganês, mica e calcário.
Esses combustíveis minerais têm uma ampla variedade de utilizações em todo o mundo, o que significa que existem inúmeras possibilidades de exportação.
4. Equipamentos de proteção individual (EPI)
A procura global de equipamentos de proteção individual (EPI) aumentou, à medida que a COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo. Máscaras e luvas, que antes eram usadas apenas por profissionais médicos, tornaram-se necessárias também para os consumidores.
Embora a procura de máscaras e luvas tenha estabilizado, ainda há necessidade destes produtos, uma vez que o vírus continua a afetar as pessoas pelo mundo.
Esta ainda é uma necessidade para desinfetantes de mãos à base de álcool. Existem oportunidades de exportação do produto acabado ou dos materiais utilizados na sua fabricação. Os principais ingredientes do higienizador para as mãos eficazes são etanol, isopropanol e carbómero.
Uma reclamação comum é que os ingredientes dos higienizador ressecam as mãos dos usuários. Relativamente poucos fabricantes conseguiram criar produtos que matam eficazmente germes e bactérias prejudiciais, ao mesmo tempo que hidratam a pele.
Se você tiver meios para criar esse tipo de produto, poderá ter grande sucesso na exportação.
5. Ingredientes crus
A cana-de-açúcar e o arroz são duas culturas comerciais na Índia graças ao clima adequado do país. Como ambas as culturas requerem um clima específico para crescer, podem ser colhidas e vendidas como matérias-primas em qualquer parte do mundo que não tenha um clima adequado.
O açúcar e o arroz podem ser vendidos a fabricantes que criam alimentos processados, ou podem ser vendidos a fornecedores de alimentos, restaurantes e consumidores como ingrediente.
Esses itens têm uma boa vida útil, portanto transportá-los não é muito difícil. O mais importante é armazenar os ingredientes crus em recipientes que não permitam que entrem em contato com insetos, roedores ou outras criaturas. Você também não vai querer que eles estejam em qualquer lugar onde possam absorver odores desagradáveis.
O açúcar e o arroz não estragam facilmente, mas como serão consumidos, é necessário mantê-los frescos e limpos. Verifique os regulamentos federais de onde você está exportando e certifique-se de seguir todas as diretrizes obrigatórias para armazenamento e envio.
6. Produtos farmacêuticos
Os produtos farmacêuticos são tão importantes como sempre, uma vez que as pessoas em todo o mundo estão cada vez mais preocupadas com a saúde.
Algumas doenças são causadas por fatores genéticos, mas são agravadas por estilos de vida e dietas pouco saudáveis. Quando as pessoas não conseguem lidar com isso, elas precisam de medicamentos especializados, insulina e ferramentas para verificar o açúcar no sangue. A insulina por si só exige uma variedade de seringas, portas e muito mais.
A diabetes é simplesmente um problema de saúde que está a aumentar a procura de produtos farmacêuticos. As doenças cardíacas, as doenças respiratórias e outras condições crônicas estão a aumentar.
7. Peixe
A Índia tem uma extensa costa e uma infinidade de vias navegáveis interiores com uma produção de peixe igualmente impressionante. Na verdade, a Índia abriga mais de 400 espécies de peixes e é um dos maiores produtores de peixes do mundo.
Como exportador de pescado, você pode vender para restaurantes, mercados ou distribuidores estrangeiros.
A exportação de itens perecíveis, como peixe, requer um método de envio testado e comprovado que garanta que o produto não estrague antes de chegar ao destino final. Provavelmente, você desejará continuar vendendo em países próximos para reduzir o tempo de envio.
Além de peixes, os indianos também exportam grandes quantidades de crustáceos.
Os 4 principais produtos para importar para a Índia
Quando se trata de importação, você poderá escolher produtos que o mercado local exija, mas que não tenha fácil acesso. Se você consegue fornecer um produto com demanda adequada que não pode ser facilmente encontrado ou tem opções locais muito caras, você está destinado ao sucesso.
Aqui estão alguns dos principais produtos para importar para a Índia.
1. Eletrônica
A popularidade do uso de dispositivos eletrônicos cresceu em todo o mundo na última década, e os indianos também participaram dessa tendência. A Índia importa bilhões de dólares em eletrônicos todos os anos. A maioria desses produtos vem direto da China.
A Índia fabrica e exporta alguns dos seus próprios dispositivos eletrônicos, mas ainda tem um longo caminho a percorrer antes de igualar a quantidade que importa.
2. Joias preciosas
Você pode ficar chocado ao saber que joias preciosas estão na lista das principais importações indianas, especialmente porque acabamos de falar que suas terras oferecem tantas opções de minerais. No entanto, os indianos importam quase tantos materiais preciosos como exportam.
3. Maquinaria pesada
A maquinaria pesada é outra importante importação na Índia. Essas grandes ferramentas são utilizadas para construção e industrialização.
Neste momento, a maior parte da maquinaria pesada está a ser importada do Japão e da China. Esta indústria de importação vale cerca de 20 bilhões de dólares.
4. Plástico
Embora o primeiro-ministro da Índia esteja trabalhando para reduzir a utilização de plástico, este material ainda é atualmente uma das suas principais importações. O plástico também é usado para criar uma infinidade de produtos domésticos e embalagens de produtos.
Requisitos para iniciar um negócio de importação e exportação na Índia
Existem alguns requisitos para iniciar um negócio de importação e exportação na Índia, incluindo:
- Cartão PAN
- Certificado de registro da empresa
- Conta bancária empresarial
- Registro Cum Certificado de Membro (RCMC)
- Código de Importação e Exportação (IEC)
Toda essa documentação é usada para certificar que seu negócio é legítimo. O governo indiano utiliza estas certificações para evitar envolvimento em qualquer tipo de crime internacional.
Texto original: 12 import-export business ideas to start in India
Imagem principal: Sylwia Bartyzel/ Unsplash