FOB é um termo de envio que significa “Free on Board” e define quando a responsabilidade das mercadorias transportadas por via marítima é transferida do vendedor para o comprador. É uma das regras dos Termos Comerciais Internacionais (Incoterms) criadas pela Câmara de Comércio Internacional para estabelecer regras claras de envolvimento em todas as atividades de transporte marítimo.
O FOB é diferente da regra de Custo, Seguro e Frete (CIF), onde o vendedor é responsável pela mercadoria até que ela seja entregue ao comprador. Porém, com o FOB, existem duas possibilidades com base nos termos do acordo. Dependendo do tipo de termos FOB assinados, o vendedor pode reter a responsabilidade pelas mercadorias até que sejam carregadas no ponto de embarque ou cheguem ao porto de destino do comprador.
A origem do termo FOB remonta à época em que as mercadorias eram “passadas manualmente pelo trilho”. Também foi mencionado em diversos processos jurídicos. Com o tempo, ele teve diferentes atualizações e adoção, especialmente na América do Norte.
Além disso, os Incoterms FOB aplicam-se apenas em frete marítimo não-contêinerizado ou em vias navegáveis interiores. Também não define quando a propriedade dos bens é transferida. No comércio internacional, essas informações são especificadas no contrato de venda e no conhecimento de embarque ou carta de porte.
Principais componentes do FOB
Existem dois componentes principais com os quais você deve estar familiarizado antes de se envolver em atividades de remessa FOB.
Custos de frete e transporte
Nos termos FOB, o custo do frete e transporte depende do tipo de contrato. No processo de destino FOB, o vendedor assume o pagamento dos custos de transporte e frete até a chegada da mercadoria ao porto designado.
Porém, se o contrato seguir as regras do ponto de embarque FOB, o comprador arcará com todos os custos do frete, excluindo o transporte até o porto de origem. Em ambos os casos, o contrato sempre indica o meio de transporte, detalhes da transportadora e considerações sobre a cobertura do seguro.
Transferência de propriedade
A transferência de propriedade ocorre em momentos diferentes do processo FOB. Para as regras de destino FOB, a propriedade é transferida para o comprador quando o item chega ao destino. Em contraste, a propriedade de todos os custos e responsabilidades é transferida para o comprador quando os itens são carregados com sucesso no navio no local do vendedor.
Tipos de FOB
Existem dois tipos principais de termos FOB no envio: destino FOB e ponto de embarque FOB (ou origem FOB).
Destino FOB
Quando uma remessa tem destino FOB designado, o comprador é responsável por quaisquer danos, perdas e custos de envio da mercadoria até que cheguem ao porto do vendedor. Por exemplo, imagine que você é um fabricante de eletrônicos que envia produtos para um cliente e eles são danificados no caminho.
De acordo com o contrato de destino FOB, você é responsável pelo custo de substituição dos itens danificados. O comprador pode rejeitar os itens defeituosos e solicitar a substituição ou reembolso. Você é legalmente obrigado a atender à solicitação deles. Esta opção FOB coloca mais pressão financeira e responsabilidade sobre o comprador.
Ponto de embarque FOB
Em contrapartida, a responsabilidade das mercadorias é transferida para o comprador no momento em que são colocadas no local de embarque. A partir desse ponto, qualquer custo, dano ou perda de mercadorias no caminho é de responsabilidade exclusiva do comprador.
Usando uma ilustração semelhante ao destino FOB, o comprador assume a responsabilidade quando a carga é embarcada no navio no cais de carga. Portanto, se as mercadorias forem danificadas no caminho ou perdidas, o comprador não poderá solicitar reembolso ou substituição. Esta opção impõe menos obrigações financeiras ao vendedor e mais obrigações financeiras ao comprador.
Qual é o preço FOB?
O preço FOB em termos de envio indica o custo das mercadorias no ponto em que são enviadas. Isto geralmente inclui o custo original da mercadoria, transporte até o ponto de partida, despesas de carregamento e documentação de exportação. No entanto, normalmente não cobre o custo de frete internacional, seguro, taxas alfandegárias ou quaisquer taxas e impostos adicionais.
O preço FOB é uma consideração essencial para compradores e vendedores em transações comerciais internacionais. Ajuda os compradores a avaliar o custo geral de aquisição das mercadorias. Em contrapartida, os vendedores utilizam as informações para determinar as suas receitas e garantir que todas as despesas sejam cobertas.
Prós e contras do FOB
Compradores e vendedores desfrutam de muitos benefícios, como economia de custos, definição clara de funções e flexibilidade ao usar Incoterms FOB para negociações internacionais. No entanto, também apresenta alguns contras, como disputas sobre pontos de transferência, controle limitado e risco de perdas ou danos durante o trajeto.
Prós do FOB no transporte marítimo
Aqui estão alguns dos benefícios que o uso de FOB em remessas oferece:
Definição clara de responsabilidades financeiras
A principal razão pela criação do FOB foi para eliminar as responsabilidades de custos de disputa para todas as partes. Com os termos FOB, você pode definir claramente quem paga o quê e quando. Por exemplo, quando as mercadorias são designadas para embarque FOB, as obrigações financeiras do vendedor terminam quando as mercadorias são carregadas no porto. Isto elimina a confusão que pode surgir com pedidos de pagamento de última hora.
Poupança de custos
Dependendo do tipo FOB usado no processo de remessa, compradores ou vendedores podem ter vantagem. Por exemplo, se as mercadorias forem designadas como origem FOB, o comprador poderá economizar custos negociando melhores taxas de frete. Isto é possível com base na sua experiência com as condições e transportadoras locais. Em contrapartida, os vendedores também terão o mesmo benefício ao utilizar a designação de destino FOB.
Flexibilidade nas escolhas de frete
Os compradores têm flexibilidade na escolha dos métodos de envio e transportadora preferidos com base na experiência de transações anteriores. Isso lhes permite otimizar o custo de transporte e outros requisitos para caber em seu orçamento.
Simplicidade nas transações comerciais internacionais
Uma definição clara de diferentes funções e transferência de responsabilidade em termos FOB simplifica a transação comercial. Não há confusão, ambiguidades ou falhas de comunicação de fatos durante ou após cada transação. Além disso, todas as partes envolvidas sabem o que se espera de sua parte e podem fazer planos de acordo.
Contras do FOB no transporte
Embora o FOB no transporte marítimo tenha seus méritos, não deixa de ter algumas desvantagens.
Risco de danos durante o carregamento
Nas transações de origem Free On Board, o risco de eventuais danos permanece com o vendedor até que os itens sejam transportados para o cais de carga. No entanto, podem ocorrer danos durante o carregamento sem o conhecimento dos vendedores. Como não há como saber quando esses danos acontecem, isso pode resultar em uma disputa entre o comprador e o vendedor.
Complexidade
Os termos e contratos nas transações Free On Board são muitas vezes demasiado complexos para partes não familiarizadas com o comércio internacional. O ponto de transferência de riscos, custos e outras obrigações em cada fase do transporte é difícil de compreender e pode criar disputas.
Controle Limitado
Dependendo do método aplicado, origem Free On Board ou destino FOB, o comprador e o vendedor podem ter controle limitado sobre o processo de envio. Na opção de destino FOB, o comprador perde todo o controle na escolha do tipo de envio e transportadora de sua preferência. Isto pode resultar em problemas de entrega ou outros desafios, especialmente quando não estão familiarizados com as regras locais.
Como o FOB impacta o comércio internacional
Principalmente, o Free On Board ajuda a estabelecer termos claros sobre quando o custo, a responsabilidade e outras responsabilidades são transferidos do vendedor para o comprador. Quando essas responsabilidades são claras, cada parte entende com o que se espera que contribua para concluir a transação.
Além disso, a clareza leva a transações comerciais internacionais mais tranquilas. Quando ambas as partes entendem onde os riscos e as responsabilidades são transferidos para elas, elas podem tomar as providências necessárias.
Por exemplo, se uma transação for designada como destino Free On Board, o comprador sabe que precisa fazer planos para receber as mercadorias no porto de recebimento especificado. Eles podem fazer planos de transporte, bem como outros custos locais antes da chegada do produto.
Portanto, o FOB garante menos confusão e conflito envolvidos nas transações comerciais. Uma vez que as regras são inequívocas, todos podem agir em conformidade e são menos propensos a envolver-se em atividades obscuras.
Melhores práticas e dicas
Envolver-se em um método Free On Board para remessas comerciais internacionais pode ser um desafio se você não estiver familiarizado com os processos. No entanto, você pode obter uma boa experiência garantindo contratos transparentes e detalhados, entendendo as leis locais e colaborando com parceiros de transporte.
Garantindo contratos claros e detalhados
Para evitar disputas, você deve garantir que o contrato especifique claramente o ponto FOB. Deve indicar se é o destino Free On Board ou o tipo de transação de origem e as portas de localização.
Além disso, o contrato deve ter regras claras sobre responsabilidades que vão desde obrigação financeira, transportadora e quaisquer outras informações relevantes. Isso o ajudará a eliminar quaisquer ambiguidades que possam levar a perdas financeiras não planejadas.
Por último, é útil entrar em contato com um advogado para revisar o contrato e ter certeza de que tudo está em ordem.
Compreendendo as regulamentações locais e procedimentos alfandegários
As regras FOB muitas vezes diferem na definição ou implementação em diferentes jurisdições para se adequarem às regulamentações locais. É essencial manter-se sempre atualizado sobre as regulamentações locais de remessa para manter a conformidade. Não fazer isso pode levar a perdas financeiras ou à perda de seus bens. Além disso, construir relacionamentos com especialistas locais e transportadoras ajuda você a manter contato com informações que podem não estar disponíveis publicamente.
Colaborando de forma eficaz com parceiros de remessa
Estabeleça linhas abertas de comunicação com parceiros de remessa em diferentes estágios de sua transação. Isso permitirá que você receba atualizações sobre quaisquer problemas ou relate quaisquer desafios para resolução imediata. Com isso, você desfrutará de processos de envio mais tranquilos, com atualizações regulares e menos risco de interrupção.
Texto original: What is FOB? All You Need to Know