Alibaba

Comércio Global: Como elevar seu comércio a um nível internacional

tawatchai07 - Freepik

O comércio internacional permite uma maior diversidade de bens e serviços à escala global, o que melhora realmente a qualidade de vida.

Também tende a promover a eficiência na afetação e produção de recursos, sendo também suscetível de aumentar o emprego e encorajar a inovação.

Para os proprietários de pequenas empresas, aventurar-se fora da sua zona de conforto para se expandir para mercados estrangeiros pode tornar o seu negócio mais forte e mais rentável.

O seu negócio tem menos probabilidades de sofrer com a mudança de tendências no mercado local, de modo a expandir a duração de vida dos seus produtos.

Ficará menos dependente de um mercado único e, assim, pode ajudá-lo a contrabalançar os efeitos de fatores de risco, tais como recessões econômicas e outros eventos políticos e ambientais.

Voltemos ao exemplo anterior de um atacadista nos EUA, que fornecia equipamento estacionário.

Como muitas escolas fecharam em toda a América durante a pandemia, um atacadista que dependia da indústria da educação dos EUA como empresa estava suscetível a sofrer uma queda significativa nas vendas.

Se a empresa decidiu continuar concentrando-se apenas no comércio doméstico, pode ter enfrentado o encerramento.

Mas, se atravessaram rapidamente o comércio eletrônico transfronteiriço, o comércio internacional pôde ter ajudado a inverter o negócio. Podendo começar a fornecer material de papelaria a países cujas escolas tenham reaberto.

No entanto, o comércio internacional pode ser mais complicado. Aqui resumimos algumas diferenças fundamentais entre o comércio doméstico e o comércio internacional.

Área de operação: O comércio doméstico opera dentro do país de origem, enquanto que as atividades de comércio internacional estão espalhadas por todo o mundo.

Diferentes moedas: As empresas internacionais lidam com múltiplas moedas e a flutuação da taxa de câmbio pode afetar a rentabilidade do seu negócio.

Políticas e regulamentação: As empresas que participam no comércio internacional terão de enfrentar os regulamentos, políticas, tributação da lei, tarifas e quotas únicas impostas por diferentes países.

Mercado-alvo e clientes: É muito mais fácil conduzir pesquisas de mercado e estudar os seus clientes quando fazem negócios a nível nacional. As diferenças culturais e linguísticas podem também tornar-se barreiras aos seus negócios e estudos de mercado à escala global.

Transporte e logística: O comércio para países estrangeiros terá de lidar com as complicações e riscos envolvidos no transporte internacional e na logística. Por exemplo, a complexidade dos Incoterms pode apresentar desafios tanto para importadores como para exportadores.

À medida que o mundo se torna mais conectado, e a tecnologia nos ajuda a comunicar e negociar, há muitas oportunidades de comércio global que pode agora tirar partido do direito como atacadista.

Embora possa parecer um pouco um campo minado para navegar no comércio internacional devido às suas complexidades, existem algumas soluções bastante inovadoras que podem ajudá-lo a desbloquear o potencial de comércio a um nível internacional.

Imagem principal: Tawatchai07/Freepik