Exportação

Conheça o processo de compra B2B no mercado global

Compra

Quando se pensa em comércio eletrônico, algumas pessoas podem pensar apenas em compra e venda business-to-consumer (B2C). Entretanto, as vendas business-to-business (B2B) também têm um enorme potencial on-line.

A internet é um ótimo lugar para as empresas se conectarem com leads, clientes potenciais e outras empresas. Além de conectar-se com as pessoas, você também pode nutri-las e transformá-las em clientes de conversão.

Não importa o que você vende – qualquer negócio B2B pode ter um enorme sucesso convertendo leads online.

O que é o processo de compra B2B?

O processo de compra B2B parece um pouco diferente do processo de compra B2C. Os clientes B2B são muitas vezes altamente instruídos sobre os produtos para os quais compram. Eles são compradores experientes que normalmente procuram o melhor preço, o melhor serviço ou a melhor qualidade.

Os compradores B2B começam explorando suas opções e pesquisando os produtos que estão procurando para comprar. Eles frequentemente entrarão em contato com os fornecedores com antecedência para fazer perguntas sobre quantidade mínima de pedidos (MOQ), logística de produção, processos de envio e muito mais.

Quando um comprador B2B se conecta com um negócio de fornecedor, ele se torna um lead. Um lead é um indivíduo ou negócio com interesse em seus produtos. Uma vez que alguém se torna um lead, é seu trabalho nutri-lo até que se torne um cliente.

Através de processos de vendas, atendimento ao cliente e comunicação eficaz, você pode influenciar um lead em conversão. Nesta etapa, você negociará o preço, compartilhará as especificações do produto e finalizará todos os aspectos da venda. Uma vez que a venda seja feita e o lead B2B tenha sido convertido em cliente, agora é hora de fazer tudo novamente.

Visão geral do mercado global B2B

O mercado global de comércio eletrônico B2B é enorme, e está crescendo cada vez mais. Atualmente, o mercado de comércio eletrônico business-to-business vale US $7,35 trilhões em todo o mundo.

Espera-se que valha US $18,57 trilhões até 2026. Com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,7%, este é um momento fantástico para se envolver.

Há algumas forças motrizes fundamentais por trás deste crescimento de mercado esperado.

Tecnologia

Muitos fornecedores B2B que operaram off-line no passado estão lentamente começando a ativar os canais de vendas de comércio eletrônico. A maioria dos fornecedores venderá a partir de seus websites e vitrines digitais ou mercados on-line, como o Alibaba.com.

As pessoas também têm mais acesso a sites de compras B2B do que nunca, graças aos smartphones, laptops e outros dispositivos portáteis. Os representantes comerciais não precisam mais viajar ou se reunir pessoalmente.

As vendas B2B podem acontecer por e-mail, videochamada e até mesmo por mensagem de texto!

Preferências do consumidor

A Internet facilita muito a conexão das empresas. Através das conexões de internet, as empresas são capazes de criar novas parcerias e fomentar as antigas que beneficiam ambas as partes.

Na verdade, 59% dos consumidores preferem fazer compras on-line em vez de pessoalmente.

Aumento da população

A população mundial está crescendo. Isto significa simplesmente que mais pessoas vão comprar e vender mais coisas!

A população afeta o comércio mundial através do crescimento econômico, do crescimento da força de trabalho e do crescimento do consumidor.

Novos modelos de negócios

Novos modelos de negócios estão surgindo em todo o mundo. Por exemplo, as empresas de private label são fabricantes que embalam seus produtos sob o nome do varejista em vez do seu próprio nome. As empresas de venda direta ao consumidor nunca foram tão populares.

Estes novos modelos de negócios estão ajudando a aumentar o mercado global de comércio eletrônico B2B.

Fontes:

Texto original: Alibaba.com

Imagem principal: Sodawhiskey/ Adobe Stock