Fechando o top-5 maiores consumidores de café da OIC (Organização Internacional do Café), temos a Holanda, que historicamente falando, foi a primeira exportadora do produto agrícola.
Abaixo, uma lista com os tópicos que serão abordados no conteúdo, consumo de café na Holanda. Confira:
- Consumo de Café na Holanda: historicamente falando
- Consumo de café na Holanda: produto comercial de extrema importância
- Consumo de café na Holanda: as cafeterias mais atrativas do país
- Consumo de café na Holanda: gastronomia holandesa
Consumo de café na Holanda: historicamente falando…
O consumo de café na Holanda garantiu a nação na quinta colocação do ranking de maiores consumidores da bebida no mundo. No entanto, a relação da Holanda com o café é bem antiga.
Dados históricos apontam que em 1616, os holandeses foram os primeiros europeus a obter cafeeiros vivos, trazidos de volta de Mocha, no Iêmen, por Pieter van der Broecke. Os grãos de café foram usados para iniciar o cultivo do café holandês, com as colônias de Java e Suriname tornando-se fornecedores importantes de café para a Europa.
Nos dias de hoje, a cultura do café é muito forte neste país. Para se ter uma ideia, os holandeses bebem uma média de 1,84 xícaras de café por dia.
Consumo de café na Holanda: produto comercial de extrema importância
Durante séculos, o café representou um produto comercial de suma importância para os empresários holandeses, bem como para os habitantes de suas colônias. Atualmente, o café faz parte da cultura holandesa, o que pode ser observado pela abundante quantidade de cafeterias do país.
São mais de 15 cafeterias espalhadas pela capital holandesa, Amsterdã.
Em outro momento, de acordo com o portal Café Point, a Holanda foi a número 1 do ranking, quando os habitantes do país consumiam aproximadamente cerca de 2,6 xícaras de café. O estudo publicado pelo site foi baseado nos números do Euromonitor International.
Consumo de café na Holanda: as cafeterias mais atrativas do país
Há registros históricos que apontam os holandeses como os primeiros europeus a cultivarem cafeeiros em suas colônias. Dessa maneira, o país tem grande tradição e o café se infiltrou na cultura do país. Atualmente, os holandeses ingerem, per capita, cerca de 8,4 kg de café.
E gerando bons números de consumo, se destacam algumas das principais cafeterias do país. Como por exemplo: a Boerejongens.
Confira abaixo algumas principais cafeterias do país.
- Boerejongens
- Tweede Kamer Coffeeshop
- The Stud
Boerejongens
Uma das principais cafeterias do país. Além, da alta badalação, a rede dispõe de outras unidades, sendo quatro unidades da loja espalhadas ao redor de Amsterdã.
Tweede Kamer Coffeeshop
Segundo o Dicas de Amsterdã, é uma das cafeterias mais antigas da Holanda. Fundada em 1985, foi a primeira cafeteria a embalar e pesar os produtos na frente dos clientes, o que passou a ser um hábito nas demais cafeterias do país.
The Stud
Fazendo parte do time das mais antigas do país temos a The Stud. A cafeteria foi fundada em 1982 e já foi premiada com o título de melhor cafeteria da Holanda em 2015.
Consumo de café na Holanda: culinária holandesa
O alto consumo de café na Holanda é proporcionado pela cultura do povo holandês consumir diariamente o café em suas pré e pós refeições. Entre essas refeições está o Stamppot, que é muito semelhante ao purê de batatas aqui do Brasil.
Então bora conferir as refeições que sempre recebem um cafezinho na pós alimentação e às vezes até durante.
- Stamppot
- Bitterballen
- Batata Frita
- Stroopwafel
- Kipsaté
Stamppot
O Stamppot é um dos pratos mais tradicionais da cozinha holandesa. Consiste basicamente de um purê de batata com vários legumes e vegetais. Os ingredientes mais comuns costumam ser espinafre, cenoura e cebola. É geralmente servido com rookworst, uma espécie de salsicha defumada.
Bitterballen
É o petisco mais típico da Holanda, quase equivalente à nossa coxinha ou pastel. Bitterballen (a palavra é o plural) são bolinhas recheadas com uma mistura incluindo carne, e são tipicamente servidas com mostarda.
Batata Frita
A batata frita é paixão nacional. Praticamente qualquer prato que você pedir em algum restaurante virá acompanhado de uma porção de fritas. Também é possível comprar cones de batata frita e sair comendo enquanto se anda pelas ruas da capital da Holanda.
Stroopwafel
Segundo o Euro Dicas, o Stroopwafel (que se pronuncia “strôpváfel”) é, com certeza, um dos itens mais famosos da culinária holandesa, e já vi várias vezes à venda mesmo no Brasil. É um biscoito recheado com uma camada de caramelo que sempre cai bem com um café.