Destaques da Semana Exportação

CIF vs. FOB: Qual é a diferença?

Como atacadista, os acordos de embarque desempenham um papel enorme em seu processo de vendas e distribuição. Isto determina quem é responsável pelas mercadorias enquanto elas estão em trânsito entre o vendedor e o comprador. Há muitas opções diferentes para acordos de embarque na importação e exportação.

É aí que entram em jogo o Cost, Insurance, and Freight (CIF) e Free on Board (FOB).

CIF e FOB estão entre os acordos de embarque internacional mais comumente utilizados, estabelecidos nos Termos Comerciais Internacionais (Incoterms), que é um conjunto de diretrizes criadas pela Câmara de Comércio Internacional (ICC).

Neste post, vamos falar sobre a diferença entre CIF e FOB. Compararemos estes dois acordos de embarque e discutiremos algumas coisas a serem consideradas ao escolher um acordo de embarque para seus embarques internacionais.

O que é um acordo de embarque?

Basicamente, uma obrigação fiscal de embarque determina qual parte, o comprador ou vendedor, é responsável pelo pedido enquanto este estiver em trânsito entre o embarque e a entrega.

Isto é especialmente significativo em situações de comércio internacional. Isto porque as remessas normalmente viajam através de águas internacionais e estão sujeitas a regras e regulamentos diferentes. Ter tudo claramente documentado em termos de quem é responsável pelo que ajuda a minimizar qualquer problema em potencial.

Os contratos de embarque também podem incluir outros termos, tais como detalhes de entrega, preços, etc. Entretanto, quando se trata de grandes pedidos, especialmente os internacionais, é muito importante determinar a obrigação e a responsabilidade de quem é responsável por quaisquer danos potenciais durante o transporte marítimo.

Ao negociar acordos com compradores, você precisa deixar claro quais tipos de obrigações e responsabilidades de remessa seu negócio está disposto e é capaz de suportar. Por exemplo, se você prefere desresponsabilizar-se antes do trânsito, isso precisa ser divulgado enquanto estiver negociando acordos de remessa com seu cliente.

Felizmente, os contratos de remessa padrão são explicitados na documentação dos Incoterms da Câmara Internacional de Comércio. Vamos dar uma olhada nos dois acordos de embarque mais populares, CIF e FOB, para lhe dar uma ideia melhor de como estes funcionam.

O que é CIF (Cost, Insurance, and Freight)?

Custo, Seguro e Frete, ou CIF, é um acordo de embarque no qual o vendedor assume a responsabilidade pelos custos e riscos associados ao embarque. Com um acordo CIF, o vendedor permanece responsável pelo envio até que ele chegue ao porto de destino.

Saindo do porto de origem e para o porto de destino é geralmente considerado o ponto oficial onde termina a responsabilidade do vendedor e é transferido para o comprador com um acordo CIF.

Algumas das responsabilidades do vendedor com um contrato CIF incluem encargos de frete, seguro de carga e quaisquer taxas adicionais. Como essas despesas se somam, os compradores frequentemente as consideram no custo da mercadoria, o que pode tornar as coisas mais caras para todas as partes envolvidas.

É importante observar que com o CIF, os compradores são responsáveis por outros custos de frete que estão associados à entrega dos itens do porto de destino para o armazém do comprador.

O fornecedor tem mais controle e responsabilidade ao utilizar o CIF. Isto é um pouco de uma espada de dois gumes. Ter a responsabilidade transferida para o vendedor tira o peso dos ombros do comprador. Entretanto, como o vendedor tem mais controle, os compradores ficam à mercê do vendedor. O comprador é incapaz de tomar decisões com boa relação custo-benefício, portanto, pode esperar pagar mais pela mercadoria e pelo serviço de remessa.

Prós e contras do CIF

A escolha do CIF como um acordo de embarque tem vantagens e desvantagens tanto para compradores quanto para vendedores. Vamos tirar um momento para pesar as vantagens e desvantagens do CIF.

Prós:

  • O vendedor tem mais controle
  • O comprador tem menos responsabilidade
  • Uma experiência mais ininterrupta para o comprador
  • Menos estressante para os compradores
  • Pode dar aos vendedores uma vantagem sobre os concorrentes (devido à conveniência para os compradores)

Contras:

  • Mais responsabilidade sobre o vendedor
  • Os compradores têm menos controle sobre o custo de entrega
  • Custos adicionais para os vendedores podem fazer o custo das mercadorias mais alto
  • Pode ser mais caro para todas as partes envolvidas

O que é FOB?

Free on Board, ou FOB, é um acordo de embarque que coloca a responsabilidade sobre o comprador a partir do momento em que o embarque deixa o porto de origem. O comprador é responsável pela escolha e pagamento da empresa de frete, seguro da carga, e outros custos relacionados.

Com um acordo de embarque FOB, a responsabilidade se transfere do vendedor para o comprador uma vez que os produtos são carregados e saem do porto de origem.

O aspecto mais notável do FOB é que ele pode ser muito mais econômico do que o CIF e outros acordos de embarque. A razão disso é que os compradores podem negociar suas próprias tarifas. Eles também têm o poder de enxugar custos se assim o desejarem, como por exemplo, renunciar a alguns seguros ou proteções.

Os vendedores, por outro lado, normalmente estão menos dispostos a assumir esses riscos, pois podem comprometer a qualidade da experiência de seus clientes.

Prós e contras da FOB

FOB também vem com uma série de benefícios e inconveniências. Vamos comparar estes prós e contras.

Prós:

  • O comprador tem mais controle
  • Os compradores podem tomar decisões rentáveis se possível
  • Menos custos para o vendedor
  • Menos responsabilidade para o vendedor

Contras:

  • O comprador tem mais responsabilidades
  • Menos emendas para os compradores do que o CIF
  • O comprador tem mais despesas a assumir

As principais diferenças entre CIF e FOB

A principal diferença entre CIF e FOB é a parte responsável pelas mercadorias enquanto elas estão em trânsito. Com um acordo CIF, o vendedor é responsável pelas mercadorias durante o trânsito, e com um FOB, o comprador é responsável pelas mercadorias durante o trânsito. Fora isso, não há uma grande diferença entre os dois.

Geralmente, a FOB é considerada uma abordagem mais econômica. Isto porque os compradores podem tomar decisões mais econômicas sobre o embarque, tais como comprar a apólice de seguro mínimo ou ir com uma empresa de frete de menor custo, já que eles estão no controle.

Quando os vendedores utilizam o CIF e a responsabilidade de reclamação, é menos provável que eles cortem custos, já que estão lidando com mercadorias de outra parte, o que pode levar a despesas maiores.

CIF vs. FOB: Qual você deve escolher?

Tanto CIF como FOB vêm com benefícios únicos. A que você escolher para suas necessidades comerciais específicas depende de suas circunstâncias específicas. Nenhuma das duas opções é inerentemente melhor do que a outra, uma vez que ambas têm prós e contras únicos.

 

Como vendedor, um acordo FOB permite que você se isente de responsabilidade assim que os itens deixam o porto de origem. Este acordo lhe custará menos dinheiro e custará um pouco mais ao seu comprador. 

Entretanto, para construir relacionamentos longos com os compradores, o atendimento ao cliente é fundamental. Embora um acordo CIF seja mais caro e demorado, ele faz com que o processo seja muito mais perfeito para seu comprador.

Da perspectiva do comprador, o CIF é a melhor opção em situações em que uma abordagem “feita para você” é desejada. Naturalmente, optar por um acordo comercial CIF também requer um pouco de flexibilidade com o orçamento.

Os compradores que estão com um orçamento mais apertado e querem mais controle sobre a situação podem optar por comprar com o CIF.

No final do dia, cabe a você decidir qual obrigação de remessa faz mais sentido para você e seus clientes.

Original: https://seller.alibaba.com/businessblogs/pxcu8s3b-cif-vs-fob-whats-the-difference