Destaques da Semana Exportação

As 15 principais tendências de alimentos e bebidas para 2022

A indústria de alimentos e bebidas é facilmente a mais antiga do planeta e passou por várias fases de evolução. Distribuidores e revendedores desta indústria também foram forçados a evoluir. Os consumidores, por outro lado, permanecem exigentes e insaciáveis, e a única coisa que as empresas podem fazer para manter a sua posição no mercado é acompanhar as mudanças e tendências atuais da indústria.Este artigo fornece uma visão geral da indústria alimentar e de bebidas. Dá aos vendedores existentes e potenciais informações sobre os padrões de consumo e procura no mercado de alimentos e bebidas. Aprenderá também as 15 principais tendências para 2022 e as perspectivas do mercado a uma escala global.

  1. Bens de consumo embalados
  2. Alimentos orgânicos
  3. Comfort Food 
  4. Sobremesas vegetarianas
  5. Processadores caseiros de alimentos
  6. Comida instantânea
  7. Especiarias alimentares e ervas aromáticas
  8. Suplementos nutricionais
  9. Grãos inteiros
  10. Alimentos com baixa caloria
  11. Armazenamento e embalagem de alimentos
  12. Bebidas verdes
  13. Linhas de produção
  14. Remédios para a melhora do humor
  15. Embalagens eco-friendly

Uma Visão Geral da Indústria Alimentar e de Bebidas

A indústria alimentar e de bebidas é constituída por todas as empresas e negócios que estão envolvidos na transformação de produtos agrícolas crus em produtos alimentares consumíveis. Também inclui bebidas e bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bem como tabaco.

Num extremo da indústria alimentar e de bebidas, temos grandes fábricas de processamento de arroz. Por outro lado, temos restaurantes, mercearias, e mercados de agricultores. Todos eles constituem essa indústria bilionária.

De acordo com a Market Research, um fornecedor líder de inteligência industrial, o mercado global de alimentos e bebidas vale mais de 5,8 trilhões de dólares. A estatística também registrou que a dimensão do mercado da indústria alimentícia e de bebidas cresceu mais de 500 bilhões de dólares desde o ano anterior. O Relatório da Indústria Alimentícia da FCC de 2022 revelou que o mercado de alimentos e de bebidas continua a crescer em meio a pressões da inflação. Estudos adicionais mostraram que a indústria deverá atingir 6,4 trilhões de dólares até o final de 2022.

Mais de 7 milhões de pessoas consomem alguma forma de alimento ou bebida todos os dias. Novas oportunidades também se abrem diariamente na indústria alimentícia e de bebidas, à medida que o mercado de consumo aumenta. Estas oportunidades são sobretudo influenciadas pelo comportamento e padrões de consumo dos consumidores.

A pandemia da COVID-19, por outro lado, mudou o negócio dos alimentos e bebidas, encorajando os bens de consumo embalados. As oportunidades no comércio eletrônico moderno também aumentaram como resultado, uma vez que tiveram de atender ao mercado de alimentos e bebidas diretamente ao consumidor. Os setores de processamento e comercialização foram também afetados por estas mudanças sociais e econômicas, o que aumentou a responsabilidade dos serviços de delivery.

A empresa de consultoria de gestão global McKinsey também confirmou esses dados numa publicação recente. Eles sugeriram que a dinâmica de marketing e as tendências relacionadas criaram uma oportunidade para as empresas de embalagem e entrega de alimentos em casa. Um relatório semelhante da The Business Research Company (TBRC) observou um aumento de oportunidades nos mercados de alimentos e bebidas orgânicas, uma vez que as preocupações de saúde dos consumidores vêm trazendo essa nova tendência.

Estas preocupações têm impulsionado a procura de nutracêuticos e de uma nutrição personalizada. A Status Insights também observou que os consumidores estão migrando para fontes alternativas de proteínas, tais como alimentos cultivados em laboratório. Para além destas, existe ainda uma procura de técnicas de armazenamento e conservação.

As empresas estão atentas sobre o comportamento e os padrões de consumo que afetam a indústria alimentar e de bebidas ao longo do tempo, e sabemos como pode ser difícil acompanhar o ritmo. Para ajudar, a seção seguinte lista as principais tendências alimentares e de bebidas para o ano.

Top 15 Tendências de Alimentos e Bebidas para 2022

As empresas da indústria alimentícia e de bebidas atendem os consumidores cujos desejos são insaciáveis e em constante mudança. As empresas têm de tomar medidas para garantir que são suficientemente versáteis para acompanharem as tendências da indústria.

Aqui estão as 15 principais tendências da indústria alimentar e de bebidas para 2022:

  1. Bens de consumo embalados

Os bens de consumo embalados (CPG) são bens de consumo de baixo custo e de rápida movimentação. A maior parte do setor alimentício e de bebidas pertence a este grupo. Eles são geralmente embalados tendo os consumidores em mente, e isto é o que mais os atrai.

  1. Alimentos orgânicos

Atualmente, o mercado de alimentos biológicos e integrais está em expansão, devido a uma maior consciência sobre sustentabilidade e vida saudável. A pandemia da COVID-19 também influenciou os consumidores a tomar decisões mais saudáveis sobre os alimentos e bebidas que consomem.

  1. Comfort Food 

A inflação tem feito tudo menos reduzir a procura de bolos, doces e snacks, agora apelidados de “Comfort Food”. Muitas pessoas sentem a necessidade de se darem a si mesmas um tratamento especial como resultado do aumento do stress. Enquanto caminham pelo corredor à procura de algum tipo de laticínio, carne ou proteínas, não podem deixar de pegar um sorvete.

  1. Sobremesas vegetarianas

As sobremesas veganas também apelam aos consumidores com dietas restritivas como a intolerância à lactose e o colesterol elevado. A tendência está centrada no consumo de ingredientes limpos, seguros e naturais. O mercado de alimentos veganos e vegetais está atualmente avaliado em 2,68 bilhões de dólares.

  1. Processadores caseiros de alimentos

Há hoje também uma maior pressão da mídia e de influencers adeptos da DIY (faça você mesmo). Isto, acompanhado de interessantes inovações nas indústrias alimentares e de bebidas, cria-se um novo mercado para processadores de alimentos caseiros, que são baratos e fáceis de usar.

  1. Comida instantânea

O aumento da industrialização e do tempo de trabalho tem levado a um maior interesse em alimentos instantâneos e noodles que podem ser facilmente cozinhados no microondas. Contudo, a conveniência, sabor, nutrição e preço dos alimentos instantâneos também contribuem para a sua popularidade entre os consumidores. Os consumidores acreditam que comida instantânea é tão nutritiva quanto noodles e hambúrgueres.

  1. Especiarias alimentares e ervas aromáticas

Escolhas visando uma vida mais saudável também influenciam o mercado de especiarias e ervas aromáticas, sendo os países asiáticos e africanos os principais beneficiários desta tendência. Especiarias que beneficiam o sistema imunológico como o gengibre, o alho, e o açafrão-da-terra receberam um aumento drástico de demanda. Empresas projetam que o mercado de alimentos, especiarias e ervas aromáticas têm potencial de crescimento de 25,42 bilhões de dólares até 2029.

  1. Suplementos nutricionais

O mercado de suplementos nutricionais foi avaliado em mais de 150 bilhões de dólares em 2021 e espera-se que cresça a uma taxa de 8,9% ao ano. Esta tendência é impulsionada pelo aumento do bem-estar e da consciência da saúde pessoal. Os consumidores tomam estes suplementos para cobrir os seus déficits nutricionais de uma dieta pouco saudável devido a horários de trabalho agitados e estilos de vida atarefados.

  1. Grãos inteiros

Dietas nutricionais e a influência da grande mídia contribuem fortemente para o aumento da procura de grãos inteiros. Tanto os consumidores como os fabricantes de alimentos e bebidas têm preferência por cereais integrais nos seus produtos, tanto na sua forma original como na sua forma processada, e esta tendência ainda está longe de acabar.

  1. Alimentos com baixa caloria

Esta tendência foi grandemente influenciada pela urbanização e pelo aumento da obesidade e de doenças crônicas. Este segmento da indústria alimentícia e de bebidas está em crescimento e, segundo a Maximize Market Research, espera-se que o total dessas dietas de baixa caloria atinjam 18,54 bilhões de dólares até 2029.

  1. Armazenamento e embalagem de alimentos

O armazenamento e a conservação têm sido sempre desafios na indústria alimentar e de bebidas. Assim, empresários inovadores criam novas e mais eficazes soluções de armazenamento e embalagem de alimentos, especialmente para consumidores domésticos que agora preferem comprar alimentos frescos em vez de alimentos processados.

  1. Bebidas verdes

As bebidas fazem parte das nossas vidas, mas nos últimos anos os consumidores passaram do café para um chá verde mais saudável, de tal forma que se tornou uma tendência. A preferência é alimentada pela necessidade de manter uma saúde mental e uma aura mais saudáveis.

  1. Linhas de produção

As linhas de produção flexíveis e móveis estão cada vez mais populares nas indústrias alimentícias e de bebidas. Outro fator que contribui para esta tendência é a crescente procura de agilidade, o que indica uma desintegração nas instalações de processamento de alimentos.

  1. Remédios para a melhora do humor

Os remédios que aumentam a felicidade e não têm um efeito visivelmente adverso tendem a evoluir à medida que os consumidores avançam para um estilo de vida mais saudável. Estes medicamentos são uma segunda opção para aqueles que não querem lidar com as calorias que vêm com a “Confort Food”.

  1. Embalagens eco-friendly

Os impulsos de sustentabilidade ambiental encorajam estilos de vida mais conscientes com o meio ambiente e os consumidores só querem associar-se a marcas que também são eco-friendly. O mercado de embalagens sustentáveis tende a aumentar a partir da indústria alimentícia e de bebidas. Um estudo da Zion Market Research revela que o mercado de embalagens sustentáveis valerá mais de 350 bilhões de dólares até 2028.

Vale a pena notar que o grosso destas tendências alimentares é influenciado por preocupações de saúde intestinal e física e pela necessidade do consumidor de manter um estilo de vida saudável. Na sua essência, a conveniência e a saúde são os principais motores destas tendências em matéria de alimentos e bebidas.

Artigo original: https://seller.alibaba.com/businessblogs/px001z0dh-top-15-food-and-beverage-trends-for-2022