No artigo anterior, explicamos o conceito de matchmaking e como ele pode ser útil para empresas no processo de networking, possibilitando conexões comerciais alinhadas com seus interesses.
Neste artigo, abordaremos como os proprietários e profissionais de marketing B2B podem efetivamente colocar suas equipes de vendas em contato direto com clientes ou investidores relevantes, impulsionando o crescimento da empresa.
Como funciona o matchmaking B2B?
Um matchmaking B2B geralmente funciona organizando eventos e combinando os participantes com patrocinadores de eventos com base em suas áreas de interesse comuns.
Espera-se que as pessoas combinadas tenham uma breve reunião de cerca de 15 a 20 minutos para se comunicar e compartilhar conhecimento. Os participantes combinados podem ou não concordarem com uma reunião de acompanhamento após o evento, dependendo de como a reunião for.
Veja a seguir as etapas para usar uma plataforma de matchmaking B2B:
1. Cadastre-se e selecione sua área de interesse ou especialidade
O primeiro passo para usar uma plataforma de matchmaking B2B é se cadastrar na plataforma e depois selecionar sua área de interesse ou expertise.
Os participantes geralmente podem criar perfis de usuário, adicionar detalhes pessoais e selecionar sua área de especialização. Com isso, a plataforma de matchmaking pode marcar um encontro entre pessoas de interesses semelhantes.
Algumas plataformas de matchmaking permitem que os usuários selecionem várias áreas de especialização que se encaixam em seu nicho.
Além disso, você deve informar outras informações, como o que está procurando e o que tem a oferecer, para que o sistema possa identificar pessoas que possam atender às suas necessidades.
2. Participantes pré-qualificados
Depois de se registrar, o organizador do evento geralmente enviará um e-mail para confirmar sua presença e definir sua preferência de reunião. Dessa forma, você pode usar o software matchmaking antes do evento para navegar pelos perfis de outros participantes e encontrar conexões de negócios.
Algumas ferramentas de matchmaking permitem que você selecione quem você deseja conhecer para que eles possam conectá-lo marcando uma reunião ou compromisso privado com eles.
Nesse caso, você deve identificar as redes com as quais deseja se conectar. Você pode usar qualquer mídia social para pesquisar os participantes e saber mais sobre eles antes de marcar uma reunião.
3. Matchmakers para iniciar as reuniões
Espera-se que os matchmakers na plataforma garantam reuniões entre participantes com interesses semelhantes. Os participantes também podem indicar seu interesse ou preferência na pessoa que gostariam de conhecer. Os organizadores do evento ficam responsáveis por marcarem uma reunião entre as duas partes com esta informação.
4. Obtenha um cronograma de reuniões
Você receberá informações sobre o cronograma de reuniões antes do evento. É melhor indicar interesse nas pessoas certas e naquelas que você acredita que podem levar seu negócio adiante.
5. Prepare e conduza sua reunião
Como qualquer outra reunião, você deve se preparar. Saiba o que você precisa fazer e como fazer. Quer lançar sua marca? Aprenda algo significativo ou convença-os a fazer parceria com você.
A reunião costuma ser curta, então é melhor se preparar para aproveitar ao máximo o seu tempo. Além disso, compareça pontualmente à reunião, apresente-se e descreva como você pode ajudar ou como eles podem ajudar.
6. Acompanhamento após a reunião
Uma das partes mais importantes do processo de matchmaking é acompanhar suas conexões comerciais. Continue acompanhando as pessoas que você conhece, porque é assim que se constrói um relacionamento duradouro e frutífero com elas.
Texto Original: Online B2B matchmaking | Blog Alibaba.com
Imagem principal: Kwanchaift/ Adobe Stock