O grão de café é a segunda commodity mais comercializada no mundo.
Devido a exigências específicas de produção, a cafeicultura só ocorre em determinadas regiões geográficas. No entanto, é comercializado mundialmente e consumido fortemente em todo o mundo.
Esse fato provavelmente não o surpreende. Se você já viajou, você sabe que pode conseguir uma xícara de café não importa onde você esteja.
Em 2020, os especialistas estimaram o valor de mercado do café em 465,9 bilhões de dólares, ficando em segundo lugar apenas atrás da gasolina.
Visão geral do mercado global de importação de café
O mercado global de importação de café é enorme – e está crescendo a cada ano.
Em 2021, 9 milhões de toneladas de café foram comercializadas globalmente. Este é um enorme aumento em relação à média de 5 milhões de toneladas em 2001. Isso mesmo – a indústria quase dobrou em duas décadas.
O valor comercial do café é tão alto devido a sua popularidade, à cultura cafeeira mundial, à produção de aparelhos de café e à grande quantidade de produtos de café comercializados em todo o mundo.
Alguns dos produtos oferecidos dentro da indústria são grãos de café, café instantâneo, café expresso, cápsulas de café, e muito mais.
Quando você considera que os consumidores do mundo todo bebem 2,6 bilhões de xícaras de café todos os dias, você pode ver o sucesso desses produtos.
Muitos mercados e regiões diferentes se dedicam ao comércio de café. A América Latina é responsável por 70% da produção mundial de café, seguida pela Ásia com 20% e pela África com 10%.
Portanto, agora sabemos quais países estão exportando café. Mas quais são os que estão importando?
Os 10 principais países importadores de café
Fizemos uma lista dos 10 principais países importadores de café e a combinamos com os dados que encontramos sobre seus mercados de café, de acordo com o relatório do Statista – uma empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores – sobre os principais países importadores de café no mundo inteiro.
Vamos dividir as importações de café por país.
-
Os Estados Unidos
Em primeiro lugar, temos os Estados Unidos da América. Os EUA importaram $5,67 milhões de dólares em café em 2020.
Devido ao clima e às condições climáticas, os EUA são limitados na produção de seu próprio café. Isto explica um grande número de produtos importados!
E com 62% dos americanos bebendo café todos os dias, ele precisa vir de algum lugar. A grande demanda e a falta de produção local fazem dos EUA o maior importador de café do mundo.
-
Alemanha
A Alemanha ocupa o segundo lugar entre os principais países do mundo importadores de café. Em 2020, a Alemanha importou $3,38 milhões de dólares do produto, tornando-se o principal país importador de café da Europa.
E, especificamente, a Alemanha é o maior importador europeu de grãos de café verde. A Alemanha tem uma grande indústria de torrefação de café, o que faz dela um exportador proeminente de café.
O mercado alemão de café frequentemente importa do Brasil, do Vietnã e de Honduras.
-
França
Em terceiro lugar no mundo, e segundo lugar na Europa, temos a França. O valor de importação de café da França atingiu $2,88 milhões de dólares em 2020.
A França possui um mercado de café maduro com uma rica história de consumo de café. Como a Alemanha, eles são conhecidos pela importação de grãos de café verde e por uma indústria produtiva de torrefação de café.
E dentro da indústria francesa de café, a certificação e a sustentabilidade são tendências significativas que os consumidores buscam e valorizam muito.
-
Itália
A Itália ficou em quarto lugar, trazendo $1,5 milhões de dólares em produtos de café em 2020. Este fato não é surpreendente, pois o café é uma parte conhecida da cultura italiana.
Beber um espresso quente em uma xícara minúscula pode vir à mente quando se pensa em comida e bebida na Itália.
O café expresso italiano é um produto de café famoso em todo o mundo, e devido às suas exportações significativas, eles também são um grande importador de café.
-
Canadá
O segundo país da América do Norte em nossa lista é o Canadá. O Canadá importou $1,2 milhões de dólares de produtos de café em 2020.
A colocação do Canadá em quinto lugar não é surpreendente quando se sabe que o café e a água da torneira eram as bebidas mais consumidas no Canadá em 2020 e que 72% dos canadenses bebem café diariamente.
-
Países Baixos/Holanda
A Holanda importou $1,18 milhões de dólares em café em 2020, ficando em sexto lugar no mundo para a importação dos grãos.
Como os outros países europeus que fazem esta lista, a Holanda tem um grande mercado de importação e exportação de café. Com altas taxas de consumo e produção, os holandeses não estão apenas bebendo café, mas torrando e exportando também!
-
Japão
O primeiro país asiático em nossa lista é o Japão, que importou $1,17 milhão de dólares em café em 2020.
O aumento do consumo de café no Japão nos últimos anos sinaliza uma mudança de preferência do chá para o café. Com poucos produtores locais, o Japão depende fortemente da importação de produtos de café em todo o mundo. O Japão importa café principalmente do Vietnã, e tem um grande gosto por produtos de café instantâneo.
-
Espanha
A Espanha foi o 8º maior importador mundial de café em 2020, com um valor de importação de $1,01 milhão de dólares.
A Espanha é conhecida por uma boa xícara de café, e por uma boa razão: 87% da população espanhola bebe café, e 70% consomem café diariamente.
Diferentemente do Japão, os produtos de café instantâneo não estão no topo do mercado aqui. Curiosamente, a Espanha está se tornando o maior mercado do mundo para grãos de café descafeinados.
-
O Reino Unido
Devido ao seu conhecido amor pelo chá, você pode se surpreender que o Reino Unido faça parte da nossa lista dos 10 principais importadores de café.
Mas aqui está em 9º lugar estava o Reino Unido. O valor da importação de café do Reino Unido atingiu $1 milhão em 2020.
E, curiosamente, o Reino Unido difere muito dos outros mercados de café europeus que analisamos, com maior consumo de café instantâneo.
-
Suíça
Por último, mas não menos importante para o valor de importação de café em 2020 é a Suíça. A Suíça investiu $855.000 mil dólares, colocando-a em 10º lugar no mundo.
Como outros países europeus, a Suíça valoriza os produtos de café certificados, éticos e sustentáveis. Ela também valoriza o café orgânico.
Tipos populares de grãos de café
Dois tipos principais de grãos de café comercializados globalmente são o Robusta e o Arábica.
O Arábica é o grão mais popular do mundo, constituindo 60% do café do mundo. Muitos dos 10 principais importadores que acabamos de mencionar preferem o grão Arábica.
A Alemanha, os EUA e a Itália importam o Arábica mais do que qualquer outro grão. O arábica também é melhor para aqueles com preferências orgânicas, portanto, a França e a Suíça também favorecem o arábica.
Os consumidores de café expresso favorecem o Robusta devido a seu sabor, qualidade e níveis de cafeína. Por causa disso, os países que preferem café expresso importam grandes quantidades de grãos de Robusta, como a Itália.