No conteúdo de hoje, conheceremos tudo sobre um dos maiores e-commerces da história: o Alibaba Group. A empresa já foi considerada pela BrandZ a terceira marca chinesa com maior presença global. O grupo ficou atrás somente da Lenovo e da Huawei.
Confira abaixo um tópico que o guiará por todo o conteúdo sobre a história, os criadores e muito mais sobre o Alibaba Group. Veja:
- Alibaba Group: O fundador
- Alibaba Group: História
- Alibaba Group: Empresas do grupo
- Alibaba Group: Chegada ao Brasil
- Alibaba Group: Parceria com a Iest
O fundador Jack Ma
De acordo com o portal e-commerce de sucesso, Jack Ma era um jovem garoto de família humilde que nasceu na província de Hangzhou e não era um grande fã dos estudos.
No entanto, possuía um diferencial: o fascínio pela língua inglesa. Logo, começou a se esforçar para prestar o vestibular e poder começar a cursar inglês. Apesar de seus esforços, Jack foi aprovado somente após a terceira tentativa e se formou em 1988.
Trabalhando já como tradutor, Jack visitou os Estados Unidos pela primeira vez e descobriu que toda descoberta no meio digital excluía a China, seu país natal. Desta forma, ele retornou ao país decidido a incluir os chineses na web.
E com a ajuda de 17 amigos investidores, ele criou o Alibaba em 1999. O nome é uma referência ao filme “Ali Babá e os 40 ladrões”. Bom, o resto é história.
A história do Alibaba Group
O Alibaba Group foi fundado no dia 04 de abril de 1999 por Jack Ma, além dele outros empresários como Joseph Tsai, Zhang Ying e Jianhang Jin também são nomeados como fundadores do Grupo. Uma das grandes histórias sobre a criação do grupo, é que a empresa foi criada dentro do quarto de Jack Ma.
Em 1999, o website Alibaba.com estava no ar oferecendo um serviço bussiness-to-bussiness com o propósito de conectar os fabricantes chineses com compradores estrangeiros.
Atualmente, o grupo possui mais de 250 milhões de compradores ativos e é responsável por mais de 60% do total de entregas que acontecem na China.
As empresas que fazem parte do Alibaba Group
O grupo possui algumas subsidiárias que movimentam o e-commerce mundial, como por exemplo, o Aliexpress.
Algumas empresas que completam o grupo são: Alipay, Taobao, CAINIAO, Tmall, Ant Financial, Freshippo, além do próprio Alibaba.com.
Confira abaixo as três principais subsidiárias do grupo e o que elas fazem:
- Alibaba: focado em B2B internacional, o website é um dos principais do ramo. Uma das principais características é a possibilidade de realizar compras em grande quantidade.
- Aliexpress: extremamente popular, o site possui o foco em pessoa física. Ele é interessante para consumidores que buscam comprar em quantidades menores.
- Taobao: propriedade do Alibaba Group, é um site de compras chinês. É classificado como um dos websites mais visitados da China.
Um dos principais pontos que destacam o Aliexpress é o frete grátis para todo o Brasil.
Alibaba Group no Brasil
Com a visão de facilitar negociações em todos os lugares, o Alibaba Group chegou ao Brasil em 2014.
O fundador, Jack Ma, a partir de 2017 passou a demonstrar interesse em investir em comércio eletrônico no país, visando a capacitação das empresas locais.
Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores consumidores da plataforma Alibaba.com, ficando atrás somente dos seguintes países:
- ESTADOS UNIDOS
- ÍNDIA
- CANADÁ
Parceria com a IEST
O Grupo IEST, entidade fundada em 2012 possui o propósito de oferecer apoio às empresas multinacionais a entenderem as peculiaridades do nosso país, oferecendo serviços e soluções de alta qualidade e eficiência.
A IEST se tornou um canal de vendas do Alibaba. O grupo representa também outros grandes nomes do mercado como: ASUS, KWAI, CHERY e GARENA.
Mais de 130 empresas multinacionais já foram representadas pelo Grupo IEST