A International Coffee Organization, localizada em Londres, tornou público um ranking com as nações que mais consomem café. E no conteúdo de hoje, conheceremos mais a respeito de mais um país integrante deste seleto TOP-10 consumidores do café, trata-se da Bélgica.
Veja abaixo, veja uma lista com os tópicos que serão abordados no artigo, sobre o consumo de café na Bélgica. Confira:
- Consumo de café na Bélgica: A oitava potência no ranking dos maiores consumidores
- Consumo de café na Bélgica: Relação com o chocolate e Douwe Egberts
- Consumo de café na Bélgica: Produtos exportados para a Bélgica
- Consumo de café na Bélgica: As principais cafeterias
- Consumo de café na Bélgica: Os pratos típicos
A oitava potência no ranking de consumidores do café
Nem só de um incrível chocolate e de saborosas batatas fritas se vive o belga. O consumo de café na Bélgica garantiu a nação na oitava colocação do ranking dos maiores consumidores do grão.
De acordo com a Organização Internacional do Café, a OIC, os belgas consomem aproximadamente 6,8 kg de café anualmente. Em outros tempos, além de grandes consumidores, o país também foi considerado um grande produtor do grão.
Historicamente falando, o café chegou na Bélgica vindo de Veneza, na Itália. Os grãos eram de origem africana, mais precisamente do Norte da África, onde os comerciantes compravam diretamente dos muçulmanos.
O consumo de café na Bélgica, a relação com o chocolate e a Douwe Egberts
O chocolate belga é mundialmente conhecido, seja por seu sabor, sua textura ou aroma, os belgas utilizam o chocolate para dar um toque culturista no momento de servir o café.
O portal especializado no consumo mundial de café, Cafeicultura, relata que os belgas costumam adicionar um pedaço de chocolate ao café, fazendo assim com que o doce derreta no fundo da xícara.
A Organização Internacional do Café, mostra que os belgas consomem mais de 2 xícaras de café por dia.
Atualmente, como a renda familiar na Bélgica subiu, os habitantes passaram a consumir um café mais sofisticado, incluindo linhas com o chocolate.
De acordo com o portal TOP 10 MAIS, o mercado de café na Bélgica é dominado pela empresa holandesa Douwe Egberts.
Douwe Egberts
A marca que possui uma quota de mercado de mais de 30%, tem origem holandesa e foi fundada em 1753, por Egbert Douwes e Akke Thijsses.
A empresa não domina o ramo do café somente na Bélgica, mas também realiza distribuições por todo o mundo. Em terras brasileiras, a Douwe Egberts é dona de marcas como a Pilão, a Damasco, o Caboclo, o Café do Ponto e a Palheta.
Uma das localizações da empresa é encontrada em Bruxelas, capital da Bélgica.
Produtos exportados para a Bélgica e o Porto de Bruxelas
A Bélgica é um importante aliado comercial do Brasil. Os belgas são um dos países que mais importam do café brasileiro. De acordo com ComexStat o café lidera o ranking de produtos importados do Brasil.
O produto é seguido por suco de frutas(2°), tabaco(3°), ouro não monetário(4°) e fechando o TOP-5 na quinta colocação, estão os desperdícios e resíduos de metais.
Porto de Bruxelas
Um dos destinos do café é o Porto de Bruxelas. Segundo o material do Invest Export Brasil, o porto é responsável por reunir aproximadamente 300 empresas e empregar cerca de 12 mil funcionários.
Pelo local, transitam uma média de 18 milhões de toneladas de produtos anualmente. O Porto de Bruxelas oferece todo o serviço de logística como: o transporte, o armazenamento, a administração de estocagem e armazenamento.
As principais cafeterias
É comum notar o consumo de café na Bélgica em diversos locais. Seja em praças, avenidas e assim por diante. Este alto consumo deriva-se também de cafeterias regionais que servem um bom café.
Veja abaixo uma lista de alguns café populares no país onde o café consegue fazer frente com os amados chocolates e também com as populares cervejas belgas.
- Delirium Café: o portal especialista em viagens, afirma que o local é conhecido por ter a carta de cervejas do mundo, e claro, um bom ambiente para se tomar um café.
- Grand Place: a praça mais famosa de Bruxelas. O local é cercado de estabelecimentos e possui algumas excelentes cafeterias. Costuma ser um ponto turístico para quem passa por essa região da capital belga.
- Kaffabar: localizado ao sul de Bruxelas em Saint Gilles, o café é extremamente bem avaliado em sites de viagem, como por exemplo, o tripadvisor e chama atenção por servir um charmoso cappuccino.
- Café Capitale: o local fica próximo da Grand Place e possui uma diversidade de cafés, o blog losmundosdeleire.com, afirma que o espaço oferece uma decoração moderna e um ambiente jovem.
Os pratos típicos
Naturalmente, algumas comidas belgas são mais populares do que outras, como por exemplo a cerveja, o chocolate e as batatas fritas. Algumas receitas combinam perfeitamente com um cafezinho e abaixo uma lista com algumas dessas receitas:
- Waffles: os mundialmente conhecidos Waffles belgas. Tipicamente, podem ser divididos em dois tipos. O primeiro é o gaufre de Bruxellas, mais retangular e normalmente consumido com frutas, sorvetes e caldas. Enquanto o segundo, é o gaufre de Liège, este é mais doce e mais denso, e pode ser visto sendo consumido puro, mas também se encaixa perfeitamente com uma variedade de recheios.
- Speculoos: conhecida em alguns cantos como Gingerbread, a simpática bolachinha pode ser encontrada em diversas docerias e é comum encontrá-la sendo servida junto do café.
- Sirop de Liège: uma típica geleia belga. Pode ser encontrada em restaurantes e supermercados. É tradicionalmente servida com algumas massas, como pães e waffles.
- Rijsttaart: comum nas padarias belgas, a torta de arroz é muitas vezes servida durante o consumo do café na Bélgica. O site Euro Dicas conta que o prato lembra um pastel de belém e às vezes uma tortilha espanhola.
- Kramiek: o kramiek é um típico pão belga. Tipicamente consumido no café da manhã, o pãozinho que leva em sua receita ovos, manteiga, passas, farinha de trigo e leite pode ser servido tranquilamente com um café.
Imagem principal: wirestock/Freepik