Exportação

Confira tudo sobre o consumo de café na Islândia

Consumo de café na Islândia

A Organização Internacional do Café (OIC), divulgou o ranking dos maiores consumidores de café no mundo. E no conteúdo de hoje, conheceremos um pouco sobre a cultura de um dos principais consumidores do café, a Islândia, dona da terceira colocação do pódio.

Abaixo, um guia com os principais tópicos que serão abordados no conteúdo de consumo de café na Islândia. Veja mais:

  • Consumo de Café na Islândia: o forte clima frio
  • Consumo de café na Islândia: a capital islandesa do café
  • Consumo de café na Islândia: valorização dos baristas
  • Consumo de café na Islândia: gastronomia na Islândia

Consumo de café na Islândia: o forte clima frio

A Islândia é um país insular nórdico, que é conhecido por suas imensas geleiras que estão protegidas nos parques nacionais Vatnajökull e Snæfellsjökull.

Por ser um país de clima frio, os islandeses consomem aproximadamente 9 kg de café ao ano. O alto consumo de café na Islândia é uma consequência da condição climática da nação. Em certas épocas do ano, como janeiro, por exemplo, são pouco mais de três horas por dia.

Sendo assim, a bebida ajuda os habitantes do país a se manterem aquecidos e acordados mesmo com pouca luz natural.

Os países nórdicos por si só, consomem muito café não é atoa que quatro dos cinco maiores consumidores da bebida sejam nórdicos.

São eles: Islândia, Noruega, Islândia e Dinamarca.

Consumo de café na Islândia: a capital islandesa do café

A capital da Islândia, Reykjavik, é conhecida por ter um alto número de cafeterias em seus limites. Alguns dos estabelecimentos locais torram o café e importam diretamente de agricultores da Colômbia e da Nicarágua.

Desta maneira, garantem a qualidade do grão e também negociam os valores diretamente com o produtor, proporcionando assim um acordo justo para os envolvidos na negociação.

Um dos cafés mais populares que garantem a prática mencionada acima é o Reykjavik Roasters. Que para muitos habitantes e turistas é o melhor café da região desde que abriu as portas no ano de 2008, é o informa a colunista, Jeannie Nelson do site yourtripagent.

Outros cafés como o Café Babalu, Mokka e o Kaffitár Bankaestraeti. Cada um com sua especialidade. O primeiro, por exemplo, tem como carro-chefe, ser um restaurante vegetariano.

Já o Mokka, é conhecido por ser a cafeteria mais antiga de Reykjavik e foi a primeira a servir café expresso. sua inauguração ocorreu no ano de 1958.

Enquanto o Kaffitár Bankaestraeti, é conhecido por servir um cafezinho caseiro de altíssima qualidade.

Consumo de café na Islândia: valorização dos baristas

Caso haja alguma dúvida se o consumo de café na Islândia é levado a sério, saiba que o país é conhecido por ser sede de diversas competições que colocam baristas e torrefadores uns contra os outros, em busca da bebida de maior qualidade do país.

O país nórdico foi pioneiro em reconhecer a figura do barista e em criar um termo para a profissão em seu idioma.

Segundo o portal Fórum Cultural Del Café, tradicionalmente, o café islandês é preparado em filtro, Uppáhell (de pote), e é preto, forte e levemente amargo.

Consumo de café na Islândia: gastronomia na Islândia

Naturalmente, é muito comum na Islândia o hábito de se tomar um café após as refeições. Sendo assim, trouxemos algumas das principais refeições do país. Confira logo abaixo, uma lista dos principais pratos dos islandeses baseado no blog, egali intercâmbio. Veja:

  • Dublin Coddle
  • Beef and Guinnes Stew
  • Dublin Coddle
  • Beef and Guinnes Stew
  • Porridge
  • Champ
  • Boxty

DUBLIN CODDLE

Às vezes preparado com cevada, é um prato tradicional islandês. Os principais ingredientes são batatas, bacon e linguiça defumada.

BEEF AND GUINNESS STEW

No Brasil, seria o popular “carne de panela com batatas”, mas na Islândia um cozido feito de carne e temperado com salsinha, alho, pimenta e cerveja Guinness, para dar um toque único ao prato. Outros ingredientes que complementam a receita são o purê de batata e as cenouras.

PORRIDGE

Servido no café da manhã, o porridge é um mingau que pode ser feito com aveia, quinoa ou milho. Geralmente é acompanhado por frutas, como o morango e a banana ou por doces, como o chocolate.

CHAMP

O champ é muito parecido com o purê de batatas dos brasileiros. No entanto, possuem alguns ingredientes extras. Depois de pronto o purê, são adicionadas salsinha e pimenta preta, temperos que dão um sabor especial ao prato.

BOXTY

Este prato é a panqueca islandesa. Feita de batatas e geralmente fritas, podem ser servidas em todas as refeições do dia e são acompanhadas de bacon, linguiça e cogumelos. E claro, acompanhadas de um bom café.