De acordo com a Organização Internacional do Café, a Dinamarca está na quarta colocação no ranking dos maiores consumidores de café no mundo. E no conteúdo de hoje, será apresentado curiosidades sobre o consumo de café na Dinamarca.
Abaixo, uma lista com os tópicos que serão abordados no conteúdo, consumo de café na Dinamarca. Confira:
- Consumo de café na Dinamarca: 8,7Kg per capita
- Consumo de café na Dinamarca: o alto valor do café
- Consumo de café na Dinamarca: Copenhagen e o café
- Consumo de café na Dinamarca: Culinária na Dinamarca
Consumo de café na Dinamarca: 8,7kg per capita
O consumo de café na Dinamarca se estabelece na quarta colocação do ranking mundial de consumidores de café, isso é o que garante a Organização Internacional do Café, a OIC.
Haja coador: os dinamarqueses consomem pelo menos 8,7 kg de café ao longo do ano e é mais um país escandinavo a aparecer entre os primeiros da lista.
O café é extremamente importante para os escandinavos, na Dinamarca, ao realizarmos um breve cálculo, a população bebe aproximadamente uma média de 1,46 xícaras de café por dia.
Consumo de café na Dinamarca: o alto valor do café
Com a quarta colocação no ranking, se espera que o valor do café no país dinamarquês seja acessível e de fato, em algumas regiões são. No entanto, segundo o portal O Globo, um dos charmes de Copenhagen, na Dinamarca, são os cafés espalhados por toda a cidade. E nesse balanço, é possível teorizar que essa razão seja a causa do local abrigar o cappuccino mais caro do mundo. Em média, uma unidade da bebida custa US$ 6,3.
Ao converter este valor para o real, o cappuccino sai no valor de R$30,21. E não para por aí, o grande contraste do consumo de café neste país, é que a Dinamarca possui o 6º café mais caro do planeta.
Na quarta colocação a Dinamarca é mais um país escandinavo a figurar no top-5 maiores consumidores do ranking. Fecham a lista: Finlândia(1°), Noruega(2°), Islândia(3°) e Holanda(5° posição e única nação não escandinava na lista).
Consumo de café na Dinamarca: Copenhagen e o café
Devido ao forte clima frio, um dos grandes destaques da capital dinamarquesa é o alto número de cafeterias distribuídas pela cidade. Traduzindo de maneira literal, como “conforto” e “aconchego”, o termo “hygge” em dinamarquês é tudo que se refere a um ambiente aconchegante e agradável.
E desta palavra, os dinamarqueses criaram o “coffee-hygge”, ou seja, uma breve pausa em um local tranquilo e sossegado para desfrutar da companhia de amigos, familiares e claro, de um bom café.
Uma das cafeterias mais aclamadas da cidade de Copenhagen é a The Coffee Collective. A loja tem em suas grandes especialidades o uso de tons de caramelo, baunilha e marzipã no café. Pelo menos é o que garante o Blog, momondo.com.br.
Os criadores da The Coffe Collective, prezam pelo processo de produção como um todo, do cultivo à torrefação, até o preparo final. E desta forma, surgiu a mistura de micro torrefação, dando origem a cafeteria.
Consumo de café na Dinamarca: culinária dinamarquesa
Na Dinamarca, o café é consumido tradicionalmente em cada refeição e se torna o foco central em diversas ocasiões especiais, servido com biscoitos, bolos e pequenos sanduíches.
Abaixo listamos os principais pratos consumidos no país, entre eles, estão o Stegt flaesk, que apesar do nome diferente, é um alimento muito conhecido pelos brasileiros: o torresmo.
- Stegt flaesk
- Flaeskesteg
- Doces dinamarqueses
- Smorrebrod
- Frikadeller
Stegt flaesk
De acordo com o blog, quero viajar mais, é equivalente ao torresmo no Brasil. Normalmente, é servido com batatas e um molho salsa, brun sovs ou molho castanho
Flaeskesteg
Olha o bacon em fatias finas de porco assado. Na Dinamarca, há o dobro de porcos que pessoas, por isso esse animal é um ingrediente base na gastronomia do país.
Doces Dinamarqueses
Como não poderia deixar de ser, em Copenhague você também encontrará os famosos doces dinamarqueses de manteiga, que são populares também no Brasil. O café é um bom aliado após um bom doce dinamarquês.
Smorrebrod
É um popular almoço em Copenhague e de toda a Dinamarca. Onde encontra-se uma fatia de pão (normalmente integral) untada com manteiga e acompanhada com salmão defumado, carne, ovos cozidos e picles. Os ingredientes variam de estabelecimento para estabelecimento.
Frikadeller
Segundo o portal, tudosobrecopenhague, o prato consiste em basicamente almôndegas recheadas de porco ou peixe e acompanhadas por molho de batata e picles. É um dos pratos dinamarqueses que você encontrará com mais facilidade nos postos de rua.